Eleitores
Monlevade tem pouco mais de 61 mil eleitores que vão escolher os próximos 15 vereadores ou vereadoras, além de prefeito ou prefeita até 2028. Resta saber se quem vai se candidatar merece o voto de confiança dos cidadãos. Até porque, enquanto muitos se propagam como pré-candidatos e até acreditam no já ganhou, a palavra final é do eleitor.
Denúncia
A denúncia de falsificação do carimbo e assinatura de uma médica para liberar exames, envolvendo assessores de vereadores, precisa de uma investigação célere, firme e precisa para apurar os fatos, punindo os eventuais responsáveis. Ainda que indiretamente, a imagem da Câmara acaba sendo arranhada. Por isso, o Legislativo precisa reconquistar a confiança dos cidadãos e dar o exemplo.
Ética
Essa denúncia traz novamente a lume uma relação nem sempre moral entre parlamentares e órgãos públicos. Muitos cidadãos costumam recorrer a vereadores para obter “mais rapidamente” serviços da Prefeitura, como uma consulta médica, uma vaga na escola ou a pavimentação de uma rua. Muitas vezes, isso passa uma sensação de falta de ética, de “jeitinho” antiético, de favorecimento indevido. Agora, virou caso de polícia.
Aliança
No lançamento da pré-candidatura de Conceição Winter (PDT) a prefeita, o deputado federal Mário Heringer (mesmo partido) disse que a legenda aceita receber apoio do Partido Liberal (PL), mas, em virtude de uma normativa nacional, não poderá apoiar candidatos do partido. Será que teremos uma aliança de todos os partidos contra o atual prefeito?
Ônibus
Moradores do bairro Cidade Nova fizeram um protesto no último domingo (19) contra o corte nas viagens de ônibus que atendem à comunidade. Na realidade, essa queixa se estende a várias regiões da cidade. Nos pontos de espera, não é raro ouvir reclamações de que determinado horário não atende mais ao bairro, ou simplesmente deixou de existir. Uma situação que está ficando cada dia mais difícil na cidade.
Brasília
Vários prefeitos do Médio Piracicaba estiveram nessa semana em Brasília para a XXV Marcha em Defesa dos Municípios. Entre os presentes, os chefes do Executivo de Catas Altas, Dionísio, Nova Era, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata e Sem-Peixe. Na pauta, a defesa dos repasses para orçamento das Prefeituras, em especial as menores. Que voltem com recursos e ações para melhorar a vida dos cidadãos.
Analfabetos
Os prefeitos também devem se atentar aos ainda alarmantes números do analfabetismo na região. Em Sem-Peixe, 12,3% dos adultos com 15 anos ou mais não consegue ler ou escrever um bilhete simples. Ainda há o problema do analfabetismo funcional, no qual o sujeito não compreende o que lê, e que atinge até boa parte dos portadores de diploma de curso superior.