Recursos
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou os recursos do Fundo Eleitoral para as eleições deste ano. Conforme o tribunal, PT e PL têm a maior parte dos recursos. Essas são as legendas do atual prefeito, Laércio Ribeiro, e do pré-candidato Luiz Carlos Freitas. Será que os recursos chegam para as campanhas?
Falando nisso
As eleições aproximam-se, e com elas, aparecem novas especulações sobre as candidaturas. Aliados dizem que o Partido Liberal (PL) do pré-candidato a prefeito Luiz Carlos Freitas pode postular uma chapa “puro-sangue”, com prefeito e vice da mesma legenda. Filiados e pré-candidatos reúnem-se neste domingo (23) para definir os próximos passos da estratégia liberal. O que será que vem por aí?
Convenções
Falta menos de um mês para as convenções partidárias, que oficializarão as chapas à Prefeitura e as listas à Câmara Municipal. Entre 20 de julho e 5 de agosto, as siglas e federações se reúnem para esses atos, obrigatórios e determinados por lei. E que, na prática, são meras formalidades, pois as decisões reais são tomadas em encontros reservados, ou meramente ditadas pelos caciques.
Trânsito
O Festival Baobá, que celebra a cultura negra em Monlevade, atraiu grande público no fim de semana, mas não ficou isento de críticas. As mais constantes foram sobre o já difícil trânsito na região central, devido ao fechamento de parte de avenidas e o fluxo desviado para as apertadas ruas laterais.
Por outro lado
A verdade é que Monlevade precisa, há anos, de um plano de mobilidade urbana moderno e bem elaborado, para minimizar os problemas do setor. Falta regulamentar o estacionamento rotativo, pensar em soluções inteligentes para o fluxo de pedestres e veículos na região central e buscar alternativas. Desafio dos grandes para quem se eleger para o próximo mandato.
Local
João Monlevade não tem área específica para eventos. Dessa forma, a Praça do Povo, por ser central, é a preferida por essa administração. Principalmente, pelo histórico do PT com o local, e também devido à sua localização, facilitando o acesso das pessoas e estrutura. É preciso resolver essa demanda.
Investigação
A Polícia Civil segue com o inquérito que investiga assessores de vereadores que teriam usado carimbos e assinaturas falsificadas de uma médica para liberar exames. O caso revela o baixo nível da política eleitoreira em busca de votos. Uma vergonha.