O Circuito Gastronômico 2025 tem início nesta terça-feira (13) e prossegue até o próximo dia 21 de maio, com o propósito de incentivar a valorização da gastronomia em Monlevade, promover a criatividade culinária dos estabelecimentos participantes e oferecer ao público uma experiência gastronômica diferenciada. Ele faz parte da programação oficial da plataforma de ações do Viva Monlevade, iniciativa da Acimon, com apoio da Prefeitura e muitas outras instituições e empresas locais.
Desta vez, oito restaurantes se inscreveram e cada um criou seu prato exclusivo que deverá ter, pelo menos, dois dos elementos culinários exigidos, sendo eles: milho, queijo minas fresco e carne de porco. Estão concorrendo os seguintes estabelecimentos com os seus respectivos pratos: Armazém da Carne, com o Cuscuz da Juju; Baruk Gourmet, com o Minas Baruk; Cantina KM, com a Fartura de Sabores; Cervejaria Catalã, com a Costela Dourada; Leitão Bar, com o Picolé Mineiro; Postim, com o Croquete de Joelho de Porco; Solar Danbru, com a Delícia da Rô; e Urbanus, com a Tentação Mineira.
Votação
A escolha dos melhores pratos do Circuito Gastronômico Viva Monlevade 2025 será realizada por meio de votação popular. Cada cliente poderá computar apenas um voto por estabelecimento, sendo obrigatório o preenchimento do CPF na cédula de votação, a fim de garantir a legitimidade do processo e evitar votos duplicados. Haverá uma urna de votação em cada restaurante participante.
Além da votação popular, os pratos serão avaliados por uma Comissão Avaliadora de Jurados, composta por pessoas indicadas pela Comissão Organizadora. Essa comissão visitará os estabelecimentos participantes, degustará os pratos inscritos e atribuirá notas com base nos critérios estabelecidos.
Premiação
A revelação dos ganhadores e premiação ocorrerá no dia 25 de maio, às 10h, durante a 3ª etapa do Campeonato Mineiro de Carrinhos de Rolimã. Serão premiados o 1º, 2º e 3º colocados como Melhor Prato do Circuito, além do Destaque na Rede, como o estabelecimento mais engajado nas redes sociais. Os ganhadores receberão troféus e o Selo Viva para identificação de participação no Circuito.
