Na última semana, as professoras monlevadenses Júnia Alexandrino e Nilza Carvalho foram oficialmente empossadas como diretora e vice-diretora da Uemg Unidade João Monlevade. A cerimônia, com a reitora Lavínia Rodrigues e o vice-reitor Thiago Pereira, aconteceu em Belo Horizonte. Reeleitas em outubro de 2024, as gestoras iniciam um novo mandato até 2028. Conforme anunciado, elas têm a missão de dar continuidade às conquistas obtidas nos últimos quatro anos e de enfrentar outros desafios.
Dentre os avanços recentes, elas destacam a modernização da sede Baú, conquista que obteve grande apoio dos estudantes, a ampliação da infraestrutura de internet através do cabeamento de rede em toda a unidade e o fortalecimento do CTec (Centro Tecnológico), que passou a atrair mais alunos, pesquisadores e empresas parceiras.
Além disso, iniciativas como a criação da Comissão de Heteroidentificação, que promove inclusão e representatividade, e a participação ativa no Conselho Universitário (Conun) consolidaram a gestão como um exemplo de diálogo e valorização dos colaboradores da universidade.
Durante a cerimônia, Nilza Carvalho destacou a importância de aproximar ainda mais a universidade da sociedade monlevadense. “Nosso compromisso vai além dos muros da instituição. Queremos consolidar a Uemg como um polo de transformação social, com projetos que impactem a comunidade local, valorizem nossos talentos e reforcem o papel estratégico da universidade na região,” afirmou a vice-diretora.
Já Júnia Alexandrino reafirmou a continuidade de ações prioritárias, como a modernização de laboratórios e salas de aula, além do fortalecimento de atividades de pesquisa e extensão. “Estamos determinadas a construir uma Uemg cada vez mais inovadora e integrada à realidade local, com foco na qualidade acadêmica e no impacto social,” disse a diretora.
Atualmente, a Uemg oferece cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Civil, Mecânica, de Minas e Metalúrgica. “A Uemg João Monlevade se firma como referência na formação de profissionais altamente capacitados, reforçando seu papel essencial para o desenvolvimento regional”, reforçou Júnia.
Vestibular
A Universidade do Estado de Minas Gerais divulgou no dia 22 de novembro o edital do Vestibular 2025. No documento, constam todas as informações necessárias para os interessados em concorrer às vagas de graduação a partir do próximo ano. Ao todo, são 4.811 vagas disponíveis, das quais 200 são para os cursos em João Monlevade. O valor da taxa de inscrição é de R$40, que deve ser paga até 27 de dezembro. Podem solicitar a isenção do pagamento os candidatos de baixa renda ou os que estudam em escola pública. Os interessados devem se inscrever pelo site: