Os atendimentos em horários estendidos em unidades básicas de saúde (UBS’s) de João Monlevade priorizam os casos de pessoas com sintomas respiratórios. As UBSs são: Dr. José Nelson Fagundes, do Novo Cruzeiro; o Centro Social Urbano, CSU Loanda e a Policlínica no Belmonte, que funcionam até as 22h.

A informação é do setor de Atenção Primária em Saúde (APS) da Secretaria Municipal de Saúde de João Monlevade e os atendimentos iniciaram na terça-feira (20).O Setor ainda lembra que todas as demais UBSs estão abertas normalmente, de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Diante do aumento de casos de doenças respiratórias na cidade, a Secretaria de Saúde lembra que, além da vacinação contra a Influenza, que está disponível nas Unidades Básicas de Saúde, é importante a adoção de outras medidas gerais de prevenção.

Conforme a secretaria de Saúde, todas as medidas são comprovadamente eficazes na redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias. Neste período de outono e inverno, especialmente, as de grande infectividade, como o vírus da gripe.

As dicas são: Lavar as mãos com água e sabão ou use álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir o nariz e boca ao espirrar ou tossir; evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter  os ambientes bem ventilados; evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe; evitar aglomerações e ambientes fechados; adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.