Frederico Bicalho celebra mais um pódio na competição nacional
O médico monlevadense Frederico Bicalho Garcia até poderia ficar triste, já que o Galo, seu time do coração, não conquistou o tricampeonato da Copa do Brasil no último domingo (10). Mas não ficou. Isso porque, no mesmo dia, foi ele quem levantou o troféu, ao faturar o tricampeonato Brasileiro de Enduro, na última etapa da competição em Marapurã (SP).
Até o ano passado, Frederico competia na categoria E45 (entre 45 e 50 anos). Em 2024, já com 50 anos, ele disputou pela primeira vez no grupo E50 e foi o campeão. Ele venceu a competição pela primeira vez em 2019 e a segunda vez em 2022.
O campeonato começou em março deste ano e é dividido em sete provas, com duas etapas cada, em cinco estados diferentes: Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo e reúne pilotos de várias partes do Brasil e do mundo, disputando várias categorias. Do mirim, ao profissional.
Conforme o piloto monlevadense, que está na equipe Sherco/Q4, na categoria em que disputou, os competidores percorreram três voltas de 45 Km cada nos dois dias de provas. Dessas, duas podem ser descartadas conforme o regulamento. “Eu tive, nas 12 etapas, dez primeiros lugares e dois segundos lugares”, conta, avaliando como positiva essa temporada.
O Campeonato Brasileiro de Enduro segue o padrão do enduro disputado em competições mundiais, com trajetos em matas, terrenos de areia, pedras e trilhas com graus de dificuldades distintas.
Sobre mais esse título, Frederico Bicalho destaca a felicidade pela conquista, os parceiros, companheiros de equipe e apoiadores. “Estou muito feliz, é um esporte que eu gosto muito, que eu dedico e tenho que agradecer esse título às pessoas que nos apoiam lá da equipe e da família também. A gente acaba abrindo mão de algum tempo com os familiares em virtude de tanto treino e tanta viagem mas, no fim, valeu a pena e eles também torceram muito por mim”, disse.
Sobre o futuro, Frederico disse que está em aberto. “Agora é descansar e ver como vão ser os próximos anos, né? Depois de três anos nessa dedicação, tem horas que a gente pensa se não está no momento de descansar um pouco para outros desafios, mas como a paixão é muito grande, Deus vai dizer como que vai ser o futuro”, afirmou.
Enduro
Essa é uma modalidade para motociclistas que gostam de também superar os próprios limites, ao percorrer trilhas desafiadoras “off-road”, em menos tempo possível. O esporte combina habilidades de pilotagem, resistência física e estratégia. É uma competição emocionante que testa a capacidade dos pilotos de enfrentar terrenos variados e desafiadores, como trilhas, montanhas, pistas com obstáculos, entre outros.