O ciclista monlevadense Maycon Costa obteve no último domingo (18) o segundo lugar na categoria XCM 35 quilômetros do Inox Bike, disputado em Timóteo, no Vale do Aço. O percurso é considerado difícil, com altitude média de 1.050 metros, estradas, trilhas, margens de lagoas e áreas de conservação ambiental.
Maycon, que já havia conquistado o 3º lugar na edição anterior, subiu mais um degrau no pódio este ano, garantindo o 2º lugar na competição: “O Inox Bike foi uma prova muito dura, com serras que ultrapassavam os 7 km e descidas técnicas e desafiadoras. Consegui manter um ritmo constante desde o início da prova e concluir o objetivo de estar no pódio”. O próximo desafio de Maycon será o Desafio Entre Serras na Vila Colonial de Cocais, em Minas Gerais, no próximo dia 25 de agosto.
Confira outras matérias de Esportes:
Talles Medeiros é bronze em torneio na Austrália
O atleta monlevadense Talles Medeiros conquistou a medalha de bronze no Campeonato Mundial de Duathlon, disputado em Townsville, no estado australiano de Queensland. Ele competiu na categoria 45-49 anos, com uma prova de 10 quilômetros de corrida, 40 quilômetros de ciclismo e mais cinco quilômetros de corrida. Os vencedores foram dois atletas da casa, Stephen Macmillan e Keith Colomb.
Talles participa do Campeonato Mundial de Duathlon desde 2013, conquistando a prata em 2015 e 2016 e o bronze em 2023 e 2024. A modalidade é considerada exigente, demandando regularidade em toda a competição e agilidade do atleta na transição entre as provas.
Cerca de 500 atletas já passaram por projeto de Handebol em Monlevade
Iniciativa é da Fundação ArcelorMittal em parceria com a Abesc e Secretaria Municipal de Esportes
O projeto ArcelorMittal Esporte, em atividade em João Monlevade desde 2016, já recebeu cerca de 500 jovens atletas na cidade. Na temporada de 2024, 80 crianças e adolescentes com idade entre 8 e 18 anos do município, participam dos treinamentos, visando a formação de atletas da modalidade.
A iniciativa é uma promoção da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Associação Buritis de Esporte e Cultura (Abesc), com apoio e parceria da Prefeitura de João Monlevade, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
Além das aulas, que são realizadas na Escola Estadual Manoel Loureiro e Ginásio Li Guerra, a parceria também fomenta a realização de campeonatos de handebol em João Monlevade e a participação dos alunos em intercâmbios esportivos.
Novos uniformes
Na última semana, os participantes receberam os uniformes que serão usados nos treinos deste ano. Para Lucas Vilela, especialista em Comunicação da unidade da ArcelorMittal em João Monlevade, “é uma satisfação para a ArcelorMittal ser parceira da Abesc e do município de João Monlevade nesta iniciativa. Centenas de jovens já passaram pelo projeto e acreditamos que, por meio do esporte, estamos contribuindo com o desenvolvimento social”, afirma.
Conforme a empresa, o foco principal dos projetos esportivos da ArcelorMittal é promover iniciativas como a inclusão de crianças e adolescentes por meio do esporte, buscando democratizar o acesso às diversas modalidades esportivas. Dessa forma, contribuir para a melhoria no comportamento geral dos alunos.
Parceria
A Abesc também comemora a parceria. “Há oito anos temos a parceria com a ArcelorMittal e as expectativas para 2024 são as melhores possíveis, trabalhando para o desenvolvimento desses atletas durante todo o ano do projeto, além da participação deles no Campeonato Mineiro de Handebol em diversas categorias. Também estamos com foco nas competições escolares, já que o projeto está presente dentro de escolas municipais de João Monlevade”, afirma a associação.
Para Douglas Alexandre de Oliveira, secretário municipal de Esportes e Lazer, “a parceria entre o setor público e privado é de extrema importância para fortalecer o esporte municipal. Um exemplo notável é o Projeto Formação de Atletas de Handebol em João Monlevade, realizado pela Abesc em parceria com a Fundação ArcelorMittal e a Prefeitura Municipal através da Secretaria de Esporte e Lazer. Como o próprio nome do projeto nos diz, ao investirmos na formação de atletas, alcançamos também a formação de cidadãos disciplinados, responsáveis e comprometidos, que com toda certeza contribuirão de maneira positiva para o futuro na nossa cidade”, afirma.