Custos chegam a quase R$700 mil

A Prefeitura de João Monlevade entregou as obras de reformas e revitalizações do Campo José de Oliveira Couto, no bairro Satélite. O nome é uma homenagem ao popular “Zé Couto”, ex-vereador de João Monlevade, já falecido. A solenidade contou com a presença de autoridades locais e membros da comunidade. Conforme a administração, a obra abrangeu uma série de melhorias significativas, que visam proporcionar um ambiente mais adequado e seguro para a prática esportiva e o lazer da comunidade. Ao todo, foram investidos R$690.771,56.
A Ordem de serviço foi assinada há cerca de um ano, em 15 de junho de 2023. Dentre as intervenções realizadas, destacam-se a revitalização do campo de terra, a instalação de uma arquibancada de alvenaria, a construção de vestiários, a implementação de um muro de contenção e alambrado, além de uma revitalização da área de lazer adjacente e vestiários. Durante a cerimônia, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Douglas Alexandre Oliveira, expressou sua gratidão à comunidade e ressaltou a importância do espaço revitalizado para o bem-estar e integração dos moradores. “O envolvimento da comunidade junto à administração para revitalização desse espaço esportivo é notável. Tenho convicção de que farão bom uso e será preservado”, apontou.
Da mesma forma, o morador local Luiz Antônio Chagas manifestou sua emoção e agradecimento aos responsáveis pela concretização desse antigo sonho. “Agradecemos muito pelas obras. É um sonho nosso, antigo, e hoje é realidade. Agora compete a cada um de nós zelar e cuidar, como se fosse nossa casa”, reforçou.


Discursos

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Linhares (Podemos), destacou que a revitalização é uma demanda antiga, há décadas esperada pela comunidade. “Ver o resultado é extremamente gratificante e só foi possível graças à sensibilidade e dedicação do Dr. Laércio, do Fabrício Lopes e de toda a equipe municipal, que ouviram atentamente as demandas da comunidade. Numa era em que as crianças estão cada vez mais imersas na tecnologia, este é o lugar onde os pais podem se sentir realizados ao ver seus filhos brincando livremente”, comentou.
O vice-prefeito, Fabrício Pinto de Melo Lopes (Avante), endossou os discursos anteriores e atestou que testemunhou o esforço da administração em garantir que o projeto de revitalização atendesse às expectativas da comunidade, ressaltando o compromisso com a qualidade e transparência na execução das obras municipais. “Quando assumimos o governo, percebemos que a licitação existente não atendia às necessidades da comunidade. Dr. Laércio agiu rapidamente, cancelando o processo e determinando a criação de um novo projeto, que contemplasse adequadamente o campo e o espaço. A nossa administração sempre prioriza a qualidade e a transparência em seus compromissos. Agora é hora da comunidade usufruir desse espaço revitalizado, garantindo que seja bem utilizado e conservado”, ponderou.
Já o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), expressou sua satisfação em participar da inauguração, ressaltando a importância do espaço para a formação e saúde da comunidade. Ele também frisou a relevância do diálogo e colaboração entre os poderes Executivo, Legislativo e a população na concepção de projetos que atendam às necessidades coletivas. “Ao inaugurar esse espaço, estamos moldando o futuro de nossas crianças. Como médico, destaco que o exercício físico é o melhor medicamento para qualquer doença. Esta satisfação em estar presente, em conjunto, é compartilhada. A harmonia entre os poderes tem sido fundamental. Desde o início da nossa administração, temos enfatizado isso. Cada poder, Judiciário, Legislativo e Executivo, tem sua função, mas por meio do diálogo, conseguimos resolver muito mais as necessidades da população”, finalizou.
Após os pronunciamentos, as autoridades fizeram o descerramento da placa de revitalização. Em seguida, o prefeito Laércio protagonizou um momento simbólico ao dar o pontapé inicial, durante o primeiro jogo entre os moradores do bairro Satélite.


Presentes

Entre os presentes estavam os vereadores Gustavo Prandini (Pc do B), Gustavo Maciel e Leles Pontes (ambos do Republicanos), além de Thiago Titó (MDB). Também prestigiaram o evento os secretários municipais: Ricardo Oliveira (Administração), Ermelino Mártis (Obras), Wellington Martins (adjunto de Obras), Marco Antônio Penido Simas (Serviços Urbanos), Samuel Domingos (Meio Ambiente), Thiago Henrique dos Santos (Desenvolvimento Econômico, Inovação e Projetos Estratégicos), Wânia Félix (Planejamento), Cristiano Araújo (Assessor de Governo), Gilberto Barcelos (Chefe de Gabinete), Elisângela Bicalho (Assessora de Comunicação e Relações Públicas) e José Afonso Martins (Diretor do Departamento de Águas e Esgotos – DAE). Nádia Guimarães representou a diretora executiva da Fundação Crê-Ser, Helenita Pinto Melo Lopes, e a família do ex-vereador José de Oliveira Couto, foi representada pelo seu filho, Helder Couto.