A Câmara Municipal de João Monlevade promoveu no fim de semana, a 31ª edição do Cidadão Legal. O evento tradicional voltado para o fortalecimento da cidadania e o acesso gratuito a serviços essenciais, emitiu 783 documentos.
Centenas de pessoas interessadas em regularizar sua situação aproveitaram o Cidadão Legal. Ao todo, foram emitidas quase 600 carteiras de identidade, 20 CPF’s (regularização e primeira via); 63 títulos de eleitor (regularização e primeira via); cerca de 100 certidões (nascimento, óbito e casamento).
Conforme a Câmara, as certidões de pessoas nascidas em João Monlevade, estarão disponíveis a partir do dia 9 de junho no Cartório de Registro, localizado na Rua Brasília, 91, Lucília. Para as pessoas nascidas fora do município, o prazo é de 50 dias, e a retirada será feita no CRAS.
Posto Uai
De acordo com o presidente da Câmara, Fernando Linhares (Podemos), a equipe da Polícia Civil estava preparada para emitir mil carteiras de identidade, número que acabou sendo inferior devido a mudanças recentes na cidade. “Tínhamos uma demanda reprimida em relação à emissão das carteiras na cidade. No entanto, percebemos que, nesta edição do Cidadão Legal, a procura foi um pouco menor. Isso se deve à instalação do Posto UAI no município, que atualmente emite cerca de 100 identidades por dia. Essa nova estrutura tem contribuído significativamente para reduzir a fila por esse serviço”, afirma Linhares.
As carteiras de identidades foram feitas pela Polícia Civil e serão emitidas pelo instituto em Belo Horizonte. O prazo é que elas estejam disponíveis no Posto Uai em até 30 dias. Além disso, a Câmara Municipal irá divulgar em suas redes sociais (@camarajoaomonlevade) quando os documentos estiverem disponíveis.
O presidente da Casa, Fernando Linhares, agradeceu ao público presente e aos parceiros que contribuíram com o evento. “Foi uma festa bonita, com a entrega de muitos serviços essenciais para a população. Fico muito feliz e agradecido a todos os parceiros que abraçaram este evento conosco e a equipe da Câmara que se empenhou para que tudo ocorresse da melhor forma possível”.
O Cidadão Legal contou com a presença dos vereadores Sassá Misericórdia (Cidadania), Revetrie Teixeira (MDB), Belmar Diniz (PT), Alysson Enfermeiro (Avante), Bruno Cabeção (Avante), Maria do Sagrado (PT), Sidney Bernabé (PL), Sinval da Luzitana (PL), Thiago Titó (MDB) e Vanderlei Miranda (Podemos). Além disso, prestigiaram o evento o prefeito Laércio Ribeiro (PT), a vice-prefeita Dorinha Machado (MDB) e secretários municipais.
Atrações
O Cidadão Legal foi realizado com o apoio do Projeto Viva Monlevade, Casa de Cultura, Prefeitura Municipal e diversas entidades e empresas da cidade. Durante o evento, os cidadãos tiveram acesso a uma ampla gama de serviços gratuitos, entre eles serviços de saúde como atendimento do Vacimóvel, com aplicação de diversas vacinas, aferição de pressão arterial e glicemia, Testes rápidos para sífilis, hepatites B e C, HIV, tipo sanguíneo, bioimpedância, triagem odontológica, massagem fisioterápica e ginastica laboral.
Os cidadãos também puderam usufruir de serviços como cortes de cabelo, consultoria jurídica e atendimento do Procon, stand de Meio Ambiente, com recolhimento de pilhas, baterias e pequenos eletrônicos, educação ambiental, varal solidário, orientações sobre os direitos das mulheres e a campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, feira de adoção de animais, oferta de vagas de emprego, esclarecimento sobre regularização fundiária, programas habitacionais e orientações da Defesa Civil, orientação financeira, orientação sobre a prevenção de acidentes e distribuição de sabão ecológico.
No evento, também foram promovidas ações de educação para o trânsito, orientação em saúde bucal, distribuição de sabão ecológico e multimistura nutricional. Para as crianças, o evento foi uma festa à parte, com brinquedos infláveis, pintura facial, salão infantil, além da distribuição gratuita de pipoca, algodão-doce, picolés e sorteio de brindes. Ainda tivemos a apresentação da Fanfarra da Escola Municipal Israel Pinheiro e show com Frederico Martins.
Depoimentos
Diversos participantes elogiaram a organização e a variedade dos serviços oferecidos. Para muitos, o Cidadão Legal é uma oportunidade única de acesso rápido e gratuito a atendimentos que, em outros contextos, poderiam levar tempo ou gerar custos.
A moradora do bairro Loanda, Joana Cláudia Gonçalves, levou os três filhos (11, 8 e 3 anos) para emitirem a primeira via da identidade. Ela elogiou o serviço prestado. “Fui muito bem atendida. Fiz o documento dos meus filhos e agora vou levá-los para aproveitar as outras atrações, como corte de cabelo e a vacinação. Achei muito boa a iniciativa de oferecer os documentos gratuitos. Isso facilita muito para gente”.
Para o designer gráfico, Talles Viana, o evento foi uma oportunidade para levar a filha de 6 anos para se divertir. “Gostei muito da organização do evento. Foi uma manhã de diversão além de oferecer as pessoas a oportunidade para emitirem os documentos. Estão todos de parabéns”.