Bem-vindo Gustavo Pimenta à presidência da Vale! Um CEO que vem da própria companhia, que, sem dúvida, estimula os colaboradores e facilita os tramites de gestão e continuidade das atividades. Igualmente positivo que Gustavo Pimenta tenha sido eleito por unanimidade no Conselho de Administração, destacando aqui com votos da Previ, o fundo de pensão do Banco do Brasil, e teoricamente um voto do governo, que insistia por protagonismo na escolha deste cargo.
Esperamos que Gustavo Pimenta recoloque a Vale, como disse anteriormente, em uma posição de orgulho nacional. Ela que já foi a segunda mineradora do mundo, tem um caminho grande de retomada e cabe a todos nós apoiarmos a empresa, que é uma das grandes geradoras nacionais de empregos, de tecnologia, de dividendos e de tributos indiretos e diretos. Portanto, parte importante no desenvolvimento do Brasil
Uma Vale forte se traduz na ampliação investimentos no Brasil, o que, além de induzir o crescimento da economia, atrairá investimentos não só para suas operações, mas para todo setor mineral. Uma Vale grande, aumenta a oferta de serviços e de insumos, barateando custo da mineração nacional como um todo.
Temos certeza de que a Vale, com Gustavo Pimenta, terá uma visão de inovação e sustentabilidade. Esperamos que sob a sua liderança a Vale não apenas retomará seu papel de destaque no cenário global, mas também se comprometerá ainda mais com práticas ambientais responsáveis, com o desenvolvimento das comunidades onde atua e no apoiará a diversificação mineral e empresarial no país.
A sinergia entre os colaboradores, acionistas e a direção da empresa será crucial para alcançar os objetivos traçados. Que sua gestão promova um ambiente de transparência e engajamento, onde cada funcionário se sinta valorizado e parte fundamental dessa jornada. Estamos todos na expectativa de ver a Vale superar desafios e se reinventar, contribuindo para um futuro mais próspero e sustentável para o Brasil.
Luis Mauricio Ferraiuoli Azevedo
Advogado e Geólogo, atuante no setor mineral há mais de 35 anos, sócio da FFA Legal & Support Mine Companies. Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM).