Por André Marinho/Estadão Conteúdo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que vai anunciar nesta segunda-feira, 10, tarifas de 25% sobre alumínio e aço importados. Esses produtos são exportados pelo Brasil ao país aos EUA. Procurado, o Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) afirmou que não vai se manifestar.

O republicano também disse que deve anunciar, na terça ou quarta-feira, tarifas recíprocas a países que “tiram vantagem” dos EUA.

Em entrevista a repórteres no avião presidencial, a caminho do Super Bowl, Trump afirmou que os EUA vão cobrar o mesmo nível de taxas impostas pelos parceiros comerciais. “Não vai afetar todos os países, porque há alguns com os quais temos tarifas similares; mas com aqueles que estão tirando vantagem dos EUA, teremos reciprocidade”, afirmou.

Após ameaçar o Canadá e o México com tarifas de 25%, Trump concedeu a ambos um adiamento de 30 dias em 3 de fevereiro. Ele também anunciou uma cobrança de 10% a importações chinesas.

As tarifas retaliatórias da China contra produtos americanos entraram oficialmente em vigor neste domingo, 9 (segunda-feira, 10, pelo horário de Pequim).

Golfo do México

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, neste domingo, 9, uma proclamação que altera o nome do Golfo do México para “Golfo da América”. A medida determina a mudança na nomenclatura em todos os mapas do governo, mas outros países não são obrigados a seguir a determinação. O documento foi assinado a bordo do Air Force One, o avião da presidência dos EUA, enquanto a aeronave sobrevoava o golfo, a caminho de Nova Orleans para o Super Bowl. A intenção de trocar o nome já havia sido anunciada pelo republicano antes mesmo da posse, no mês passado.