O Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) anunciou nessa terça-feira (24) que chegou a um acordo com o conglomerado mexicano Televisa para trazer de volta os seriados Chaves e Chapolin Colorado. A parceria põe termo a um hiato de quatro anos em que as duas produções ficaram fora do ar no Brasil. O SBT anunciou que alguns episódios estarão disponíveis na plataforma +SBT. Detalhes sobre o regresso dos programas à emissora principal ainda serão divulgados.
Concebidos por Roberto Gómez Bolaños, os seriados Chaves e Chapolin Colorado começaram a ser exibidos no Brasil em agosto de 1984. As duas atrações mexicanas conquistaram quase imediatamente a preferência do público, especialmente o infantil, tornando-se um ícone cultural para várias gerações. O SBT transmitiu os dois programas em variados horários, como um “curinga” de sua programação, quase sempre obtendo consideráveis índices de audiência.
Todavia, um desacordo sobre o pagamento dos direitos forçou a interrupção das exibições a partir de 1º de agosto de 2020. A Televisa, detentora dos direitos sobre as fitas, não chegou a um consenso com a Fundação Chespirito, possuidora dos direitos sobre os roteiros. Dessa forma, Chaves e Chapolin subitamente saíram do ar em todo o mundo, nos canais abertos e fechados e nas plataformas digitais. Gravações dos episódios eram rotineiramente excluídas de portais como o YouTube. Foram precisos quatro anos até que as duas partes concordassem, permitindo o retorno dos programas de Roberto Gómez Bolaños ao ar e à internet.