(Com informações Estadão Conteúdo) – Faleceu nesta segunda-feira (4) em São Paulo o cantor Agnaldo Rayol. Ele tinha 86 anos, e sofreu uma queda em sua casa no bairro de Santana, na zona norte da capital paulista. Rayol foi levado ao Hospital HSanp, também no bairro de Santana, onde não resistiu aos ferimentos.

Ao portal g1, a família enviou um comunicado. “É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos, ocorrido na manhã de hoje no Hospital HSANP, localizado no bairro de Santana, em São Paulo. O artista, que marcou gerações com sua voz inconfundível e presença carismática, faleceu após uma queda em seu apartamento nessa madrugada”, disse a nota. “Agnaldo Rayol deixa um legado inestimável para a música brasileira, com uma carreira que atravessou décadas e tocou os corações de milhões de fãs. A família agradece as manifestações de carinho e apoio. Informações sobre o velório e cerimônia de despedida serão divulgadas em breve”, completou.

Carreira

Filho de um paraense com uma italiana, Agnaldo nasceu no Rio de Janeiro, e começou a cantar ainda na infância. Chegou a mudar-se para Natal e, durante a adolescência, parou de cantar em virtude da mudança no timbre vocal, mas retomou a carreira ainda na década de 1950. Foi artista de rádio, e em 1958 gravou seu primeiro disco.

Ganhou notoriedade nacional com sua voz grave e seu estilo operístico, que ainda arrebanha admiradores no Brasil, sempre aliado ao repertório romântico e sentimental. Outra de suas características é a interpretações de músicas italianas, como “Minha Gioconda” e “Tormento d’Amore”, tema de abertura da telenovela “Terra Nostra”, da TV Globo, exibida entre 1999 e 2000.

As músicas religiosas foram outra característica marcante em sua carreira. Em maio de 2007, ele cantou para o Papa Bento XVI durante a Missa de canonização de Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Frei Galvão, realizada na pista do aeródromo Campo de Marte, em São Paulo. Ao longo de sua carreira, Agnaldo Rayol participou de 13 filmes e de 20 programas de televisão, seja como ator ou apresentador.