Desde 1984
Polícia
09 de Fevereiro de 2024
PM repassa dicas de segurança para o Carnaval

No período de Carnaval, que começa neste fim de semana, a 17ª Cia  Independente de Polícia Militar, que atende João Monlevade e outras nove cidades da região, apresentou dicas de segurança para a folia. Confira algumas dicas importantes:

Antes da festa
Planeje seu roteiro: Defina quais blocos e eventos você quer participar e como vai se locomover. Se possível, vá com amigos ou familiares.
Dinheiro e documentos: Leve apenas o necessário e evite carregar grandes quantias em dinheiro. Opte por cartões de crédito ou débito e deixe seus documentos importantes em casa.
Celular: Use um aparelho mais simples para curtir a folia e deixe o smartphone mais caro em casa. Se levar o seu smartphone, use uma pochete ou doleira para protegê-lo.
Saúde: Beba bastante água, alimente-se bem e descanse antes da festa. Se for beber, faça com moderação e evite misturar bebidas.
Protetor solar: Use protetor solar com fator de proteção alto, para proteger sua pele dos raios UV.
Durante a festa: Fique atento aos seus pertences. Mantenha seus pertences sempre à vista e evite levar objetos de valor.
Cuidado com o consumo de bebidas: Beba com moderação e evite aceitar bebidas de estranhos.
Cuidado com golpes: Fique atento a pessoas que se aproximam para pedir dinheiro, oferecer ajuda ou vender produtos.
Comportamento: Respeite as pessoas ao seu redor e evite comportamentos que possam colocar você ou outras pessoas em risco.
Em caso de emergência: Tenha em mente os números de telefone da polícia, do Corpo de Bombeiros (193) e do Samu (192).

Depois da festa:

Volte para casa com segurança: Se possível, vá de táxi ou carro de aplicativo. Evite andar sozinho à noite.
Verifique seus pertences: Certifique-se de que você não perdeu nada durante a festa.
Descanse: Beba bastante água e descanse para se recuperar da festa.

Dicas extras:

Compartilhe sua localização com amigos ou familiares: Isso permitirá que eles saibam onde você está caso precisem de você.
Baixe aplicativos de segurança: Existem diversos aplicativos de segurança que podem te ajudar em caso de emergência. Siga as redes sociais da Polícia Militar para mais dicas.

Carnaval sem assédio:

Respeite o espaço das pessoas: Evite empurrões, aglomerações e comportamentos invasivos. Não faça comentários inapropriados. Evite piadas, cantadas e comentários que possam constranger ou ofender outras pessoas.
Intervenha se presenciar um assédio: Se você presenciar um assédio, avise a vítima e procure ou ligue para a Polícia Militar.
Respeite o meio ambiente: Evite jogar lixo no chão e use copos reutilizáveis. 
Cuide da sua saúde: Beba água com frequência, alimente-se bem e descanse.
Seja tolerante: Respeite as diferenças e divirta-se com responsabilidade.