Desde 1984
Esporte
21 de Dezembro de 2023
Monlevade ganha dia municipal do Jiu-Jitsu
Reprodução - Sesc SC

Por unanimidade, os vereadores aprovaram, em primeiro e segundo turno, na reunião desta quarta-feira, 20, o Projeto de Lei nº 1.428/2023, que institui o dia 14 de setembro como 'O Dia do Jiu-Jitsu' no Calendário Oficial de João Monlevade e inclui o Open de Jiu-Jítsu no calendário de eventos. A matéria foi apresentada pelo vereador Gustavo Maciel (Podemos) e busca reconhecer, fomentar e divulgar a prática do Jiu-Jitsu, uma arte marcial de origem japonesa que conquistou espaço e adeptos no Brasil e no mundo.

A proposta estabelece que o Dia do Jiu-Jitsu será celebrado anualmente em 14 de setembro, em homenagem a Carlos Gracie, precursor do Brazilian Gracie Jiu Jitsu (BJJ) e vanguardista da família Gracie, nascido nessa data em 1902. Além disso, o Open de Jiu-Jítsu, evento que reúne atletas de diversas cidades, será incluído no calendário oficial e realizado anualmente no mês de agosto.

Justificativa

Em sua fala, Gustavo Maciel destacou a importância do Jiu-Jitsu na cultura esportiva do município e ressaltou a significativa participação no primeiro Open de Jiu-Jítsu realizado na cidade. 'O Jiu-Jitsu não apenas promove a prática esportiva, mas também valores como disciplina, respeito e superação. A inclusão desse dia no calendário oficial e a realização do Open fortalecem a presença do esporte em nossa comunidade'.

A primeira edição do Open de Jiu-Jítsu em João Monlevade ocorreu em 3 de dezembro de 2023, no Colégio Cesp, reunindo mais de 400 atletas de 34 cidades de Minas Gerais. O evento contou com a presença do grão-mestre Milton Leão, presidente da LBJJ, que possui uma das maiores graduações de Jiu-Jitsu do mundo.

Moção de Aplausos

Também de iniciativa do vereador Gustavo Maciel (Podemos) foi aprovada a Moção de Aplausos ao Colégio Cesp. Segundo o parlamentar, a homenagem é em reconhecimento à excelência no ensino e à notável disponibilidade de infraestrutura esportiva da unidade escolar para a realização de eventos no município. A data da entrega será agendada.