Desde 1984
Esporte
16 de Agosto de 2022
Semana do Ciclista tem início com palestra e blitz educativa

Começou ontem (15), a 1ª Semana Municipal do Ciclista. A ação é realizada pela Câmara Municipal de João Monlevade e pela Associação Bike é Vida (ABIVIC) e conta com apoio da Secretaria Municipal de Esportes. O médio cardiologista, Cristian Wetgeest, ministrou uma palestra com o tema 'Porque usar a bicicleta como ferramenta de saúde, de emagrecimento e longevidade?'.

Além de falar sobre o panorama atual da saúde da população, Dr. Cristian destacou os benefícios para quem pratica o ciclismo, como a melhora no condicionamento físico, bem-estar, diminuição do estresse, ansiedade, entre outros. Ele ainda respondeu às perguntas referentes ao tema.

O presidente da ABIVIC e representante do Conselho Municipal de Esportes, Jayson Santos Oliveira, destacou a importância da Semana para conscientização dos ciclistas, motoristas e pedestres no que diz respeito a segurança e educação no trânsito. 'O número de automóveis e ciclistas é crescente e precisamos encontrar um equilíbrio para um trânsito seguro. Esta Semana do Ciclista é uma sementinha que precisamos plantar para colher bons frutos no futuro'.

O vereador Belmar Diniz (PT), lembrou que o ex-prefeito Leonardo Diniz implantou a pista de ciclovia na entrada do Forninho até o Posto Castelinho, mas que infelizmente não teve continuidade de melhorias com os gestores seguintes. 'Hoje vejo que o governo do Dr. Laércio tem mudado esta realidade e buscado melhorias para o esporte, incluindo para os ciclistas. O Executivo já está em estudo para a instalação de pistas de pumptrack (usado para a prática de esporte com bicicleta) tanto no Parque do Areão quanto em frente ao Departamento de Obras'.

O presidente da Casa, Gustavo Maciel (Podemos), também endossou a importância da Semana para discutir ações que melhorem as condições de trafegabilidade dos ciclistas no município. 'Temos muito a melhorar. A Prefeitura tem feito o recapeamento do asfalto, próximo ao bairro Baú, onde possui a ciclovia. Já solicitamos para que o Executivo faça a recuperação da ciclovia, com a pintura viária e a criação da ciclofaixa dos dois lados da via. Esta obra está em processo licitatório'.

Maciel ainda ressaltou que o uso de bicicleta pela população tem aumentado e que devido a isto é preciso discutir alternativas e melhorias para que os ciclistas trafeguem com segurança na cidade. 'Durante esta Semana vamos fomentar o assunto e discutir ações que melhorem as condições do trânsito para a população, em especial para os ciclistas. Na sexta-feira teremos uma Audiência Pública para tratar do assunto'.

Blitz educativa

Nesta terça-feira, está sendo realizada a distribuição de panfletos e adesivos em alusão a Semana do Ciclista. O material contém informações e dicas de segurança para motoristas, pedestres e ciclistas. Os panfletos estão sendo entregues em pontos estratégicos da cidade e no comércio local.

A Semana do Ciclista conta com atividades até o dia 19 de agosto, sexta-feira.

 

JORNAL IMPRESSO