Desde 1984
Geral
12 de Agosto de 2022
Animais de grande porte serão recolhidos das ruas a partir de segunda-feira
Divulgação
Problema resolvido: recolhimento de animais de grande porte nas ruas diminui riscos para os cidadãos

A partir da próxima segunda-feira (15), animais de grande porte (bovinos, equinos e muares) que forem encontrados soltos em vias públicas da área urbana de Monlevade serão recolhidos. Em ação inédita, a Prefeitura contratou empresa que vai recolher, abrigar, alimentar os animais e, se estiverem doentes, receberão cuidados de veterinário e medicação. Todos eles também serão registrados e identificados mediante implantação de dispositivo eletrônico subcutâneo (microchip). 
Conforme o Executivo, a ação visa proteger os animais e a população, que estão sujeitos a possíveis acidentes nas ruas. Para a efetivação do serviço, a administração municipal realizou o processo licitatório modalidade pregão eletrônico 30/2022 para a contratação de uma empresa para prestação do serviço. A vencedora do certame foi a Pet 4 Patas e Serviços. A ordem de serviço para o início dos trabalhos foi assinada no último dia 8. O valor total disponibilizado pelo governo foi de R$374.717,34 e a empresa vencedora ofereceu proposta de R$333.990,00.
O secretário de Serviços Urbanos, Marco Antônio Penido Simas, destacou que a contratação da empresa é um grande passo para resolver os problemas dos animais soltos pelas ruas de João Monlevade. “Diariamente recebemos muitas reclamações. Animais na pista ameaçam a integridade física dos moradores e podem causar graves acidentes de trânsito. Agora vamos colocar um ponto final nessa questão”, falou.
O vice-prefeito e secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Fabrício Lopes (Avante), reforçou que a contratação da empresa para a prestação de serviço é uma ação inédita na cidade. “Estamos resolvendo uma demanda de vários anos e bastante cobrada pela comunidade”, apontou.
O prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT), celebrou a conquista e disse categórico que “o principal objetivo é evitar que esses animais errantes se machuquem e também causem acidentes nas vias públicas. É um serviço importante e necessário. Além de trazer tranquilidade para a população traz segurança para os animais”, disse.

Como acionar 

Para acionar o serviço de recolhimento de animais vivos de grande porte ou obter informações, basta ligar para o número 9 9872-4745. O atendimento vai ocorrer todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados. É preciso informar a localização onde o animal se encontra. O recolhimento será feito em até uma hora dentro das áreas urbana e em até duas horas em área rural. Os animais serão levados para um abrigo temporário da empresa contratada, localizado na Fazenda Velha, na zona rural da cidade de Barão de Cocais. 

Obrigações do proprietário 

Os donos terão cinco dias úteis, contando a partir da apreensão, para procurar a Prefeitura e pagar taxas para a retirada do animal do abrigo temporário. Eles deverão se dirigir à Secretaria de Serviços Urbanos e providenciar a emissão da guia para quitação do débito. Posteriormente, o tutor terá que apresentar o documento quitado no abrigo. Lembrando que os proprietários que tiverem mais de um animal capturado deverão pagar as taxas referentes a cada um deles. Os animais não resgatados serão doados.

JORNAL IMPRESSO