Desde 1984
Polícia
09 de Agosto de 2022
Operação Integração contra o tráfico partiu de apreensão de droga pela PRF Monlevade
Divulgação - PCMG

Uma apreensão de drogas pela equipe de João Monlevade da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em março foi o estopim para uma operação deflagrada nesta terça-feira (9). A operação Integração foi lançada com o objetivo de desmantelar uma quadrilha de tráfico de drogas que atuaria em João Monlevade, Ipatinga, Itaúna e Caratinga, trazendo grandes quantidades de tóxicos desde o Mato Grosso do Sul dentro de veículos de passeio para cidades do Vale do Aço e de outras regiões do estado. 

No dia 21 de março, o condutor de um Ford Fiesta branco desobedeceu a uma ordem de parada da PRF Monlevade e fugiu, abandonando o veículo em seguida. Os policiais revistaram o carro, encontrando 198 tabletes e cinco porções de maconha em seu interior. Em maio, começou uma investigação em teia, que identificou 11 pessoas associadas para o tráfico de drogas nas cidades de Belo Horizonte, Contagem e Itaúna. 

A apuração continuou, e no dia 4 de julho, equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e da PRF abordaram um Chevrolet Corsa Classic que trafegava pelo trecho de Perdões da BR-381. Os dois ocupantes, identificados com as iniciais A. G. C. e V. R. S., foram presos em flagrante, pois transportavam 155 tabletes de maconha. 

Segundo nota do Ministério Público enviada pela Polícia Civil, os investigados praticaram os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa. Por conta disso, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão e seis de prisão nas cidades de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Itaúna e Itatiaiuçu. 

A ação foi desempenhada pelo núcleo de Ipatinga do Gaeco e pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de João Monlevade do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal, nas cidades de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Itaúna e Itatiaiuçu. O nome da operação deve-se à união de forças entre os diferentes órgãos de segurança. Uma coletiva de imprensa deve ser realizada na manhã desta quarta-feira (10) na sede do Gaeco, em Ipatinga. 

Divulgação - PCMG
Divulgação - PCMG
JORNAL IMPRESSO