Desde 1984
Geral
09 de Agosto de 2022
Animais soltos nas vias são problema antigo e aumentam riscos aos cidadãos 

Após licitação, Prefeitura define empresa e diz que serviços começam em breve

O problema de animais de grande porte soltos nas ruas de João Monlevade não é novo, mas continua colocando em risco, pedestres e motoristas. Não é difícil encontrar bovinos e equinos em lotes vagos, ruas e avenidas da cidade. Os animais nas vias públicas colocam em risco a segurança dos motoristas e pedestres, com a possibilidade de acidentes. Além desses, os danos que podem ocorrer em virtude da presença deles nas vias públicas são a destruição de praças e jardins, lixo espalhado e riscos de zoonoses transmitidas por estes animais.

Nesta semana, A Notícia recebeu fotos denunciando a presença dos bichos em lotes e calçadas na avenida Alberto Lima, próximo ao Fórum Milton Campos e nas proximidades da Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas, no Aclimação. Moradores de várias outras localidades, como as avenidas Rodrigues Alves e Castelo Branco, no República, sempre entram em contato com o jornal para denunciar algum caso. O assunto também é recorrente na tribuna da Câmara.

Licitação

Segundo a assessora de Comunicação, Elisângela Bicalho, a Prefeitura já assinou a Ordem de Serviço com a empresa Pet 4 Patas e Serviços Ltda, vencedora de processo de licitação para recolher os animais de grande porte no município. Os trabalhos devem começar em breve, aguardando trâmites finais para a contratação. A concorrência é inédita no município.

A licitação foi anunciada pela Prefeitura no mês de maio deste ano. A vencedora deverá recolher os animais de médio e grande porte, abrigá-los em local apropriado, alimentá-los e tentar localizar seus proprietários. O valor total disponibilizado pelo governo foi de R$374.717,34 e a empresa vencedora ofereceu proposta de R$333.990,00. Qualquer animal de grande ou médio porte, que esteja solto nas vias ou locais públicos, poderá ser recolhido. “Além de garantir a integridade deles, o trabalho promove mais segurança e saúde à população”, informa a administração.

 

 

JORNAL IMPRESSO