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05 de Agosto de 2022
Segundo novo projeto, duplicação de 131 km da BR-381 só em 2029

Informações foram repassadas em audiência pública da ANTT

O novo projeto de concessão da BR-381, apresentado em audiência pública na quarta-feira (3) pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), prevê que a duplicação da rodovia, com barreiras físicas entre as pistas, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares, será feita em até sete anos.
Mesmo assim, não será em sua totalidade. Segundo documentos disponíveis para consulta pública, se o cronograma for seguido, até 2029, cerca de 131 km, do total de 304, estarão em pistas duplicadas entre a capital mineira e Valadares.  Conforme o projeto, os primeiros trechos duplicados, entregues no terceiro ano de concessão, serão 12,96 km entre os marcadores 314,2 e 327,16, próximo à cidade de Jaguaraçu de Minas, e outros 9,19 km, na altura do km 331 da via, próximo a Nova Era. 
Segundo a ANTT, nos dois primeiros anos da concessão, serão realizados os trabalhos iniciais com foco na eliminação de problemas que representem riscos e desconforto aos usuários, como a recomposição da sinalização na via. Os investimentos mais significativos serão realizados até o oitavo ano de concessão. Nos demais períodos, as intervenções passarão a ser mais pontuais, com foco em manutenção da via. A concessão terá validade de 30 anos. 

Pedágios

Durante a reunião, foi mostrada a proposta de instalação de cinco praças de pedágios e os valores a serem cobrados neles: Caeté (R$13,80), João Monlevade (R$11,52), Jaguaraçu (R$13,40), Belo Oriente (R$10,79) e Governador Valadares (R$11,24). No entanto, os valores podem ter descontos de até 26% no leilão. Dessa forma, o preço médio deve ficar entre R$9,00 e R$10,00.  Conforme apresentado, a cobrança pode ser iniciada já no segundo ano após a assinatura do contrato. Porém, o superintendente de Concessão da Infraestrutura da ANTT, Renan Brandão, afirmou que os pedágios serão cobrados somente quando as obras garantirem a segurança dos cidadãos, quando a via apresentar melhores condições de conservação e tráfego. 

Novo leilão

A expectativa é que o novo leilão ocorra ainda neste ano, com a assinatura do contrato acontecendo no início de 2023. O prazo de cessão permaneceu fixado em 30 anos. Dos R$5,5 bilhões previstos para serem investidos  na BR-381, R$4 bilhões devem ser nos primeiros oito anos de vigência do contrato, privilegiando a infraestrutura viária, como asfalto, ampliação de faixas e sinalização. A empresa vencedora deve executar ainda as obras de duplicação do trecho, além da recuperação e operação da estrada. 

Expectativas 

O diretor da Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira (Acita) e coordenador do Plano Regional de Desenvolvimento, Eugênio Müller, considerou a audiência positiva. “Fizemos importante defesa da região do Médio Piracicaba, evidenciando a preocupação de maior protagonismo e mais diálogo com as cidades da região. Mas foi um momento importante sim, há uma grande expectativa. Tomara que não seja somente um rojão em época de eleição”, declarou. 
Sobre os pedágios, ele disse que “a questão é inevitável neste tipo de empreendimento”. Porém, segundo Müller, a implementação de mecanismos de redução do pedágio para moradores das cidades do entorno que usam a rodovia diariamente e não percorrem todo o trecho é interessante. “Isso é uma boa estratégia. Uma questão apontada também é que o vencedor será aquele que ofertar o menor valor para o pedágio. A expectativa é que o valor máximo estipulado sofra um deságio de 26%”, considerou.  
Até a próxima segunda-feira (8), a ANTT recebe sugestões de possíveis mudanças ao Programa de Exploração da Rodovia e aos Estudos de Viabilidade para a concessão da estrada. Os apontamentos podem ser enviados através do endereço no link, clicando aqui.  

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