Desde 1984
Geral
05 de Julho de 2022
Mostra da Diversidade Cultural abre inscrições para artistas de Monlevade
Divulgação
Mostra da Diversidade Cultural já valorizou artistas em dezenas de cidades

Fundação ArcelorMittal e Favela é Isso Aí vão premiar ações com R$3 mil

Artistas, grupos, coletivos, gestores e produtores culturais de João Monlevade, podem  inscrever projetos para a Mostra da Diversidade Cultural: imagens da Cultura Popular, até o dia 1º de agosto. O projeto é da ONG Favela é Isso Aí e integra o Programa Forma e Transforma da Fundação ArcelorMittal, com patrocínio da ArcelorMittal, via leis de incentivo à cultura. Serão premiadas 25 iniciativas e ações culturais da cidade com R$3 mil. 

Para participar, artistas das mais diversas áreas, como música, teatro, circo, dança, cinema, fotografia, culinária, literatura, entre outros, devem inscrever propostas e enviar para a organização. Os selecionados deverão produzir uma atividade artística em formato de apresentação ou de transmissão de saberes. O regulamento indica como exemplos, apresentações artísticas em qualquer modalidade, feiras, concertos, desfiles, cortejos, realização de documentários, exposições fotográficas ou artísticas, publicação de livros, entre outras.

Ainda dentro do projeto, as iniciativas premiadas deverão oferecer uma ação de contrapartida destinada a registrar e divulgar a cultura e o patrimônio material e imaterial da região, ou a ensinar e repassar algum ofício, prática ou tradição. Cursos, oficinas, aulas-show, concertos didáticos, vídeos, exposições e  livros poderão ser apresentados  em locais comunitários. 

Segundo Clarice Libânio, produtora executiva do Favela é Isso Aí, o projeto oferece ferramentas para a manutenção e a difusão da diversidade cultural mineira e brasileira, em sua vertente das artes populares e do patrimônio imaterial, dos saberes e das manifestações culturais, através de Mostra, catálogos, documentários e ações de intercâmbio. 

De acordo com Lucas Vilela, especialista em Comunicação da ArcelorMittal em João Monlevade, “para o artista participante, a Mostra é uma oportunidade de apresentar e divulgar o seu trabalho, ganhar visibilidade e fortalecer a cultura local em João Monlevade. A empresa se orgulha de fazer parte da história e da identidade da cidade”, conta. 

 

A Mostra da Diversidade Cultural já contemplou mais de 70 grupos culturais em Minas Gerais, desde 2019. Neste ano será realizada em 11 cidades mineiras e em Feira de Santana, na Bahia.  A realização também conta com o apoio da Truim Brasil, Espaço Ampliar e Prefeitura de João Monlevade. O edital está disponível nas redes sociais @mostradiversidademg (Instagram) ou Mostra da Diversidade Cultura de Minas Gerais (Facebook).

Sobre o Favela é Isso Aí

Favela é Isso Aí é uma associação que surgiu como fruto do Guia Cultural de Vilas e Favelas, idealizado pela antropóloga Clarice Libânio e publicado em agosto de 2004. A organização foi criada com o objetivo de proporcionar a construção da cidadania a partir do apoio e divulgação da arte e da cultura das periferias, além de promover geração de renda para os artistas, melhorar as condições do fazer artístico e acesso ao mercado cultural.

Sobre o programa Forma e Transforma

Há mais de uma década, o programa Forma e Transforma atua em prol do desenvolvimento da cultura local, promovendo a formação artística e empreendedora, além de valorizar o patrimônio das localidades e estimular o desenvolvimento local por meio da arte e da cultura. O programa atua na realização de editais via Leis de Incentivo à Cultura.

Sobre a Fundação ArcelorMittal 

Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal atua com o propósito de transformar a vida das pessoas de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos. A Fundação atua em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. 

Na área de Cultura, a Fundação atua principalmente no campo da formação e de democratização do acesso às artes. Realiza o Diversão em Cena, maior programa de formação de público para teatro infantil do Brasil, que leva uma programação regular de espetáculos de forma gratuita ou a preços populares para várias cidades do país. Já por meio do programa ArcelorMittal Forma e Transforma, a instituição promove iniciativas com foco na formação de artistas, empreendedores e gestores culturais, além de promover a valorização e desenvolvimento da cultura das localidades, a partir da realização de editais.

Em 33 anos de atuação, mais de 10 milhões de pessoas foram atendidas pelas iniciativas promovidas pela Fundação ArcelorMittal. Saiba mais em: www.famb.org.br

JORNAL IMPRESSO