Desde 1984
Polícia
01 de Julho de 2022
Comandante conta com prefeito para instalar Bombeiros em Monlevade
Erivelton Braz
Comandante-geral dos Bombeiros, coronel Edgard Estevo, falou sobre possibilidade de um quartel em Monlevade

Laércio diz que está empenhado e que Militares vão somar com outros grupos para dar mais segurança

A possibilidade da vinda do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para João Monlevade ficou mais próxima da realidade. Nesta terça-feira (28), o comandante-geral da corporação em Minas Gerais, coronel Edgard Estevo da Silva, falou sobre a abertura de um quartel dos combatentes do fogo em Monlevade. Ele participou da inauguração do Posto Avançado de São Gonçalo do Rio Abaixo.
Durante a solenidade, o comandante falou ao prefeito monlevadense, Laércio Ribeiro (PT), para colaborar com a instalação: “Nosso interesse e necessidade é de estar em Monlevade. Precisamos do trabalho do senhor. Conto com o senhor nessa empreitada, prefeito”. O Coronel Estevo enfatizou que o objetivo do CBMMG, com seus 110 anos de existência, é chegar a mais municípios, ampliando para 23% a sua presença em todo o estado. 
Em entrevista ao A Notícia, o coronel Edgard da Silva revelou que a implantação do Corpo de Bombeiros Militar em João Monlevade está na previsão técnica da corporação. Ele ressaltou a importância da nova unidade, que aumenta a cobertura da corporação no Médio Piracicaba, atendendo principalmente às ocorrências na BR-381 e aos incêndios, e melhora o tempo de resposta aos chamados. O comandante-geral ainda afirmou que a realização de concursos para a admissão de novos homens deve permitir a vinda dos bombeiros militares para João Monlevade.

Bombeiro vêm para somar com outros grupos

Também ao jornal, Laércio Ribeiro e seu vice, Fabrício Lopes (Avante), garantiram que estão empenhados em trazer o Corpo de Bombeiros Militar para João Monlevade. Eles afirmaram que os militares vêm para somar e trabalhar em conjunto com outros grupos, como o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) e os Bombeiros Civis, para garantir mais segurança à comunidade monlevadense. 
O prefeito lembrou de área nas imediações do bairro Nova Aclimação, que já foi visitada pela corporação, e que pode ser usada para construção de uma sede dos Bombeiros. Também presentes à solenidade, o presidente da Câmara Gustavo Maciel (Podemos) e os vereadores Belmar Diniz (PT) e Thiago Titó (PDT) falaram das negociações. “Estamos esperançosos para que João Monlevade receba uma unidade do Corpo de Bombeiros. O prefeito Laércio tem se empenhado nesta questão e inclusive já apresentou uma área para a construção da unidade. No dia 11 de julho, receberemos a equipe técnica do Corpo de Bombeiros para elaboração de projeto arquitetônico para estudar a viabilidade da construção da sede em nosso município”, afirmou Gustavo Maciel.

Debate antigo

Os debates pela vinda da corporação para João Monlevade remontam a, pelo menos, 2017, e foram reacendidos em outubro do ano passado, com a assinatura de um acordo de intenções entre a Prefeitura e a corporação. O CBMMG é especializado em diversas formas de salvamento, como combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar em emergências médicas, resgate em altura, busca por desaparecidos, libertação de ambientes confinados, resgate de animais, entre muitas outras.

JORNAL IMPRESSO