Desde 1984
Variedades
23 de Junho de 2022
Flávio Venturini é principal atração do Festival Gastronômico de Monlevade

“Mistura” celebra integração entre o município e Luxemburgo

O cantor, compositor e artista de vários sucessos, Flávio Venturini, é a principal atração do o I Festival Gastronômico Mistura, realizado em pela Prefeitura de João Monlevade, através da Fundação Casa de Cultura. O evento acontece nos dias 2 e 3 de julho, na Praça do Povo e contará com shows musicais, apresentações de dança e competição gastronômica.

O Mistura é um dos eventos que acompanham a cerimônia de geminação de João Monlevade com a cidade luxemburguesa Esch Sur-Alzette (declaração de cidades-irmãs), que será realizada no dia 1º de julho (sexta-feira), na Prefeitura e na Câmara Municipal.

Conforme a programação, no sábado (2), a partir das 15h, o festival contará com aula de Aerodance com professores de Educação Física da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), com a apresentação do cantor e multi-instrumentista de renome internacional, Marcelo Dai e do grupo musical Túlio Araújo & Choro Amoroso, tocando o melhor do samba e do chorinho. Às 21h será a vez do cantor Flávio Venturini abrilhantar a festa com seu rico e conhecido repertório. 

Já no domingo (3), a partir das 10h se apresentam os monlevadenses Grupo Relicário, banda de pop e rock que traz novas  roupagens para canções da MPB, Soul, Funk, Black Music e Jazz e a tradicional Orquestra Big Band. Também, segundo a Casa de Cultura, ainda haverá outras atrações surpresa.     

Gastronomia

Os selecionados para a competição gastronômica terão que elaborar pratos que combinem ingredientes da cozinha mineira e de tradições culinárias de Luxemburgo, conforme critérios previstos em regulamento. Eles vão receber tutoria online e gratuita de professores do Curso Superior Tecnológico em Gastronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e de professores do Curso Superior de Nutrição da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para aprimoramento do conceito dos pratos propostos.

Haverá troféus para os três melhores pratos escolhidos por votação popular, que será realizada durante o festival por meio de dispositivo eletrônico. Os participantes confirmados para a competição gastronômica são: Espetinho da Mad, Cantinho da Di, Box Mineiro, Café das Três, Cheff Ricardo Lage, Sabores da Juju, Exílio Cozinha Experimental, Cida Sabores e Cheff Gustavo Vasconcelos. Também participam do evento com a comercialização de bebidas o Mais Uma, Prússia Bier, El Bandolero, Nu Grau Distribuidora, Catalã Cervejaria e Vinoteca da Jô.

Relações internacionais 

O Mistura integra uma série de ações de natureza cultural e turística iniciadas em março, quando foi lançado o projeto transmídia “A Colônia Luxemburguesa”, idealizado pela historiadora e cineasta Dominique Santana.

O trabalho de Dominique, luxemburguesa de ascendência brasileira, explora o legado histórico das relações entre Luxemburgo e João Monlevade, a partir da migração de luxemburgueses para o município nos anos 1930 para a implantação da então Companhia Siderúrgica Belgo-Mineira, atual ArcelorMittal Monlevade.

O projeto da historiadora envolveu a instalação do quiosque [L]Aço, um espaço interativo instalado na Praça do Povo, onde permanecerá até outubro.

JORNAL IMPRESSO