Cooperativas de João Monlevade realizam, no sábado (25), uma Campanha de Doação de Medula Óssea na cidade. O objetivo é cadastrar doadores voluntários. Qualquer pessoa entre 18 e 35 anos, com boas condições de saúde, podem comparecer no auditório da sede do Sicoob Credmepi.
As doações acontecerão das 8h às 13h. A campanha é uma ação de intercooperação entre as cooperativas de João Monlevade: Coopertramon, Coopremon, Credibelgo, Sicoob União dos Vales, Sicoob Credicom, Sicoob Credimepi e Unimed JM em parceria com o Hemominas de Ponte Nova. Procure qualquer uma dessas unidades e faça o seu cadastro.
É importante doar
Os dados coletados de possíveis doadores irão integrar o banco de dados REDOME (Registro de Doadores de Medula Óssea). Constantemente o sistema informatizado realiza o cruzamento com os dados de pacientes à espera de um transplante. Em caso de compatibilidade, o doador é chamado para complementar os exames e realizar a doação.
O transplante de medula é indicado a pacientes com doenças como leucemias, mielomas e linfomas, quando não respondem ao tratamento com quimioterapia ou radioterapia. Porém, a chance de compatibilidade entre não aparentados é de 1 em 100.000.