Desde 1984
Geral
13 de Junho de 2022
Durante almoço com políticos, hospital apresenta plano de expansão
Divulgação - Acom - CMJM

Deputado, prefeito, vice e vereadores conhecem obras  e projetos para Hospital atingir a alta complexidade

O Hospital Margarida ofereceu na manhã desta segunda-feira (13) um almoço com autoridades políticas para falar sobre os planos de expansão e reforçar os laços da casa de saúde. Entre os assuntos tratados, estão as contas da instituição, as obras de ampliação da casa de saúde, consideradas como parte dos planos para catapultá-lo para ser um hospital de alta complexidade, as perspectivas de melhoria dos serviços e os convênios com a Prefeitura e a Câmara Municipal para a manutenção das atividades. Desde outubro de 2015, o Pronto-Atendimento municipal funciona nas dependências do HM. 

No encontro, conforme a Câmara Municipal, o consultor financeiro do Hospital Margarida, Ricardo Torres, informou que a instituição enviará, aos parlamentares, o relatório de prestação de contas sobre o repasse de R$1 milhão feito pelo Executivo no ano passado. Os recursos são provenientes das sobras orçamentárias do Legislativo. Segundo ele, o valor foi investido na expansão da unidade. O consultor ainda explicou que, atualmente, estão sendo realizadas várias obras no Hospital como a instalação da pediatria no segundo andar, a sala de espera para os familiares dos pacientes do bloco cirúrgico e centro obstétrico, a expansão do refeitório com lactário, a expansão da hemodiálise e do Pronto Socorro e a construção do almoxarifado e arquivo da unidade.

Estiveram presentes no evento o deputado estadual Tito Torres (PSD); o prefeito de João Monlevade, Laércio Ribeiro (PT); o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Fabrício Lopes (Avante); o chefe de gabinete do Executivo, Geraldo Giovani Silva; o provedor do Hospital, José Alberto Grijó; a administradora da casa de saúde, Jussara Ferreira; o assessor jurídico, Felipe Ivens; e o consultor Ricardo Torres. Também participaram os vereadores Belmar Diniz (PT), Bruno “Cabeção” (Avante), Doró da Saúde (PSD), Fernando Linhares (União Brasil), o presidente Gustavo Maciel (Podemos), Gustavo Prandini (PTB), Leles Pontes (Republicanos), Marcos Dornelas (PDT), Tonhão (Cidadania) e Vanderlei Miranda (PL). 

Discursos

O prefeito Laércio Ribeiro (PT), que é médico, destacou a importância do Hospital, principalmente devido ao convênio entre a Prefeitura e a unidade para os atendimentos de urgência e emergência. 'Desde o início do mandato nós firmamos o compromisso que é o de cuidar das pessoas. Acompanho as dificuldades do Hospital, como médico e como prefeito. Hoje, a unidade atende mais de 70% SUS. Precisamos cobrar também das cidades vizinhas para que elas contribuam com a unidade uma vez que vários pacientes são trazidos para cá e muitos até sem encaminhamento. Vamos nos empenhar para tornar o Hospital como uma referência, oferecendo um atendimento de qualidade para a população”, afirmou.

O deputado Tito Torres ressaltou a harmonia entre os poderes, o que tem favorecido para o desenvolvimento da cidade. “Monlevade tem ganhado muito com isto. Vários recursos estão sendo encaminhados para o Hospital por meio de emendas parlamentares e participação da iniciativa privada”. Tito lembrou que já está na conta da Prefeitura o valor de R$1,5 milhão, destinado por ele por meio de emenda parlamentar, para aquisição de um tomógrafo. “O Hospital já está estudando a compra do equipamento com uma qualidade melhor e em breve ele será adquirido”.

Por sua vez, o presidente da Câmara, Gustavo Maciel parabenizou a administração do HM pelos trabalhos que estão sendo realizados. “O Hospital é referência na nossa região. Nós vereadores estamos sempre atentos para poder contribuir com a instituição. No ano passado, por exemplo, devolvemos as sobras orçamentárias que foram repassadas pela Prefeitura ao Hospital, contribuindo assim para minimizar os impactos provocados pela pandemia”.

Ao A Notícia, o vereador Belmar Diniz, líder do governo, disse que o almoço já é ocasional entre a casa de saúde e os vereadores, e disse que o clima foi ameno, com a administração da casa de saúde mostrando as perspectivas de melhorias nos atendimentos. Seu colega Marquinho Dornelas (PDT) também falou sobre o bom ambiente vivido no encontro, no qual o Margarida estreitou os laços e prestou contas sobre os convênios que possui com a Prefeitura e a Câmara Municipal.