Desde 1984
Região
11 de Junho de 2022
Amepi e Associações Comerciais iniciam campanha pela BR-381
Divulgação - Amepi

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) e representantes de Associações Comerciais e Empresariais do Médio Piracicaba lançam campanha para cobrar melhorias e a retomada das obras de duplicação da BR-381. O objetivo é engajar a comunidade e sensibilizar autoridades, sobretudo o Governo Federal, para a importância das obras para o desenvolvimento da região. Segundo Eugênio Müller, diretor da Associação Comercial de Itabira (Acita) e coordenador do Plano Regional de Desenvolvimento, o alinhamento entre as entidades e os municípios é fundamental para buscar melhorias para a BR-381.

A campanha começa com peças nas redes sociais das associações comerciais e da Amepi, e também serão instalados outdoors ao longo da estrada, principalmente, nos trechos mais perigosos. As peças aludem aos principais problemas da BR-381, como falta de manutenção, estreitamentos, barrancos que ameaçam ceder, velocidade e fluxo de trânsito, entre outras demandas. 'É uma campanha para unir forças e convidar os cidadãos, de todas as cidades a ingressarem conosco nessas reivindicações', disse o presidente da Amepi e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla. 

Segundo ele, quanto mais pessoas, municípios e entidades abraçarem a causa, mais forte fica o movimento e a mobilização, que não tem interesse partidário, porque defende interesses regionais e a coletividade. O diretor da Acita também destaca a importância da união de todos neste movimento. 'A rodovia, como está, trava o desenvolvimento da região. Precisamos do maior número de pessoas cobrando, ações efetivas para mudar esse cenário', afirma. 

Em Brasília

No mês passado, uma comitiva, formada pelas lideranças empresariais e prefeitos, esteve em Brasília e entregou o Manifesto por Melhorias Urgentes na BR-381 aos senadores Alexandre Silveira (PSD) e Carlos Viana (PL), além do deputado federal e ex-ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio (PL). Os políticos se comprometeram em liberar recursos e cobrar do Ministério da Infraestrutura ações emergenciais para o trecho do Médio Píracicaba da estrada federal.

Houve também um encontro com o Governador Romeu Zema para agendamento de uma reunião com ele e os Secretários de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura para tratar desta questão. 

Mobilização

O movimento começa a primeira fase da campanha com uso intensivo de mídia: 'Agora estamos buscando apoio para a divulgação dessa causa que é de todos, seja por matéria impressa, spot em rádios ou divulgação nas redes sociais dos meios de comunicação. Vamos produzir adesivos para caminhões de empresas da região que trafegam pela estrada. Fizemos camisetas com este tema e vamos, em breve, instalar diversos painéis nas margens da BR 381 cobrando soluções. Precisamos do engajamento de todos para aumentar ainda mais a visibilidade desta campanha e buscar o apoio da população', afirma o movimento.

As peças estarão disponíveis nas redes sociais da Amepi e das associações comerciais da região e podem ser compartilhadas.