Desde 1984
Brasil e o Mundo
07 de Junho de 2022
Proposta de Bolsonaro sobre ICMS  dos combustíveis pode afetar eleição

O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, na segunda-feira (6), a proposta de um acordo com os governos estaduais para reduzir a carga tributária sobre os combustíveis e, com isso, tentar frear a escalada da inflação no país.

 

O governo federal pretende zerar o ICMS dos combustíveis e do gás de cozinha, na tentativa de colocar o governo e a oposição no mesmo barco, de acordo com a jornalista Denise Rothenburg, do Correio Braziliense.

 

Aliados do presidente afirmaram que agora é pegar ou largar e, nessa segunda hipótese, vem acoplada a perspectiva de arcar com as consequências de não aprovar a proposta — ou seja, não baixar os preços. Tudo agora terá reflexo eleitoral e esse seria o alvo do presidente Jair Bolsonaro.

 

Ainda segundo a jornalista, haverá transferência de receita para compensar a perda de arrecadação dos estados. O texto ainda não chegou ao Congresso formalmente, mas as apostas dos líderes próximos ao presidente são a de que é possível fazer esse esforço para votar a matéria rapidamente.