Desde 1984
Região
06 de Junho de 2022
Câmara de Rio Piracicaba completa 110 anos trazendo inovações
Divulgação - CMRP

A Câmara Municipal de Rio Piracicaba completa nesta segunda-feira (6) seus 110 anos de instalação. Em 6 de junho de 1912, o município conquistou autonomia política e administrativa ao se desligar em definitivo  de Santa Bárbara. Essa desvinculação política conferiu autonomia ao Legislativo. A Câmara de Rio Piracicaba foi a primeira a eliminar o voto secreto e o recesso parlamentar em julho, e, ainda, a líder mineira no corte de pagamento de reuniões extraordinárias. Os vereadores não dispõem de assessores parlamentares individuais.

O Legislativo piracicabense também antecipou a lei da transparência e, anos antes de ser obrigatória a divulgação de informações, disponibiliza todos os documentos públicos da Casa no seu site na internet. A primeira Câmara Municipal de Rio Piracicaba era assim constituída: Antônio Saturnino Figueiredo de Freitas (Presidente), Antônio Antunes de Araújo (vice-presidente), Marcos Fernandes Diniz (secretário) e demais vereadores Joaquim Ferreira Guimarães, João Ferreira da Costa, Cassiano Vieira Bittencourt e Franklin Theophilo de Magalhães, totalizando sete parlamentares.

Hoje, a Câmara conta com nove vereadores e é presidida por Reginaldo Wanderson Catarino Azevedo (Cidadania) – Nozinho do Caxambu. Sebastião Rômulo Linhares (PSDB) é o vice-Presidente, Dirlene Aparecida Tomaz (PP) é a 1ª Secretária e Anderson da Silva Tavares (Cidadania) é o 2º Secretário. Os demais parlamentares são Antônio Augusto Bueno Mafra (PSDB), Antônio de Pádua Guedes (PDT), Eraldo Pedro da Silva (Patriota), Juliano Mafra Gonçalves (PSDB) e Leon Fátima de Almeida (PSB).

Em seu primeiro mandato, Nozinho do Caxambu fala do orgulho de legislar e conciliar as atividades de presidente. “É uma missão que me foi confiada pela população e pelos meus colegas parlamentares. Sigo exercendo minhas atividades com todo o zelo que a administração pública determina e ao mesmo tempo me sinto orgulhoso por participar da história de Rio Piracicaba e contribuir para o futuro melhor das próximas gerações”.