Desde 1984
Região
03 de Junho de 2022
Estudantes falam sobre o uso saudável das novas tecnologias
AcomCMSGRA
Palestra ocorreu na última quarta-feira na Câmara de São Gonçalo

Oficina do Parlamento Jovem  debateu o uso e benefícios da tecnologia com os jovens estudantes que participam do programa em 2022. O assunto é o subtema 3 do projeto e foi apresentado na última quarta-feira (1º), na Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo. 
Os alunos assistiram à palestra ministrada pelo estudante de psicologia Alex Bispo, que falou sobre a evolução das ferramentas e das tecnologias e seus impactos no comportamento humano, assim como os benefícios e os malefícios das redes sociais no cotidiano.
Com relação aos malefícios, que podem surtir consequências na saúde psicológica, foram abordados os golpes e fraudes na internet, a distorção da imagem, a facilidade de vazamento de dados e a dependência (vício) das redes sociais, principalmente nos jovens. Aberto o debate, foi discutida a importância de evitar comparações nocivas com os padrões impostos pela sociedade nas mídias digitais. De acordo com os alunos, “as pessoas ficam se comparando muito com as outras nas redes sociais, e acabam se esquecendo de sua própria felicidade e de serem elas mesmas. Aliás, quando não conseguem ser ‘iguais’ aos modelos vistos nas redes, isso gera uma enorme frustração, o que prejudica a sua saúde mental”.
Segundo o estudante de psicologia, é preciso sempre refletir que não se pode deixar de cuidar da própria saúde e felicidade para viver de padrões. “Existe uma preocupação maior em agradar às redes sociais do que a nós mesmos. Precisamos trabalhar em nosso amor próprio, colocando a gente em primeiro lugar e não abrir mão da nossa felicidade para agradar a alguém”, declarou Alex Bispo. “A vida é muito curta para ficar contando quantos coraçõezinhos [likes] nós ganhamos”.  
O Parlamento Jovem, programa de formação política e cidadã para estudantes do Ensino Médio, é promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com dezenas de câmaras municipais do Estado, e com o apoio da PUC Minas. Em 2022, o projeto traz o tema a “Saúde Mental do Jovem”, contando com os seguintes subtemas: 'Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental', 'Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental' e 'Uso saudável das novas tecnologias'. Os estudantes são convidados a estudar o assunto e, ao final do processo, propor ações e projetos de leis.