Desde 1984
Região
06 de Maio de 2022
Encontro com psicólogos marca 5ª oficina do Parlamento Jovem

A Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, promoveu a sua quinta oficina do Parlamento Jovem Minas 2022. Desta vez, os estudantes conversaram com os psicólogos Ronnara Keles, Rinaldo Conde e o estudante e estagiário em psicologia, Alex Bispo. O encontro tratou do atendimento à saúde mental na cidade.
A psicóloga Ronnara Keles é coordenadora do Núcleo Psicossocial Peixe Vivo, sendo o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do município de São Gonçalo. Já o estudante de psicologia Alex Bispo realiza seu estágio no mesmo local, enquanto Rinaldo Conde é mestre e doutor em Psicologia, e coordenador de graduação na Rede de Ensino Doctum.
Durante o bate-papo, a psicóloga Ronnara apresentou aos alunos o material elaborado pelo Conselho Nacional do Ministério Público, do Ministério da Saúde, que determina a saúde mental como um dos direitos fundamentais das crianças e adolescentes. Além disso, foi explicado o que é Sistema Único de Saúde, o SUS; o que é saúde mental; o que são políticas públicas e políticas de governo, e do que se tratam os Centros de Atenção Psicossocial (Caps).
Em seguida, foi abordado o funcionamento do Caps em São Gonçalo, o Núcleo Psicossocial Peixe Vivo, principalmente com relação ao atendimento às crianças e aos adolescentes, destacando também os desafios impostos pela pandemia e os seus impactos na saúde mental. Sobre os problemas enfrentados atualmente, a psicóloga citou a falta de determinados medicamentos adequados aos jovens, os quais não são fornecidos pelo governo federal, mas têm sido providenciados pela gestão municipal.
Após a explicação, os estudantes foram convidados a participarem de um debate, a fim de expor as suas opiniões sobre a atenção à saúde mental do jovem no município. Em geral, eles pontuaram que é ainda preciso passar por melhorias, uma vez que o tema é tratado como um tabu na sociedade, sendo necessário inseri-lo e debatê-lo mais na comunidade, como no ambiente escolar.