Desde 1984
Geral
02 de Dezembro de 2021
Em iniciativa inédita na região, Monlevade ganha Orçamento Participativo Escolar 

Ex-ministro Patrus Ananias faz palestra de lançamento

João Monlevade lança nesta sexta-feira (3), o Orçamento Participativo Escolar (OPE). A inciativa é inédita na região. O OPE vai atender os estudantes da rede municipal de ensino dos anos iniciais e dos anos finais do Ensino Fundamental. 

O município foi  pioneiro  na implantação do Orçamento Participativo (OP) e, novamente, inova com a gestão democrática. Só que, desta vez, com o público estudantil, por meio do Orçamento Participativo Escolar. Segundo a Prefeitura, a inspiração pelo público infanto-juvenil partiu de modelos seguidos nos municípios de São Paulo (2003), Belo Horizonte (2014/2016) e também em cidades de Portugal (2016/2021). O deputado federal, ex-ministro Desenvolvimento Social e Combate à Fome e ex-prefeito de Belo Horizonte, Patrus Ananias, faz a palestra do lançamento no auditório do Colégio e Faculdade Kennedy às 18h30.

O OPE em João Monlevade está sendo implementado pelo servidor público, sociólogo e professor Antônio José Albuquerque Neto Mancuzo. De acordo com ele, o OPE pretende fomentar a gestão democrática e a participação na vida social e política dos alunos. “O Orçamento Participativo Escolar vai permitir adequar as políticas municipais às necessidades e visões do público infanto-juvenil, fomentando a educação para a cidadania, a transparência, o controle social e a gestão democrática nas escolas, além de mais que dobrar os recursos dos caixas escolares”, comenta.

 

Antes de sua implementação definitiva, a equipe responsável pelos trabalhos do OPE circulou pelas escolas da rede municipal para apresentar o projeto à comunidade escolar de uma forma simples e pedagógica. A intenção é desenvolver nos estudantes a cultura da participação a partir da promoção de momentos de negociação, com tomada de decisões e definição de prioridades, respeitando os interesses coletivos da escola e levando em conta o recurso público disponibilizado.

Transmissão

O lançamento do OPE será transmitido pelo canal do Youtube de Prefeitura de João Monlevade (https://www.youtube.com/channel/UCGDM81aE2iF1WGqzbpPf9xA) e pelo Facebook (https://www.facebook.com/PrefeituraJoaoMonlevade/).

 


 

JORNAL IMPRESSO