Desde 1984
Geral
21 de Outubro de 2021
Simulado da Defesa Civil  e ArcelorMittal será sábado
Sérgio Henrique Braga ACOM-PMJM
Prefeito e vice recebem orientações do coordenador da Defesa Civil


A Defesa Civil de João Monlevade e a ArcelorMittal Monlevade realizarão no próximo sábado (23), um simulado para testar as ações previstas no Plano de Ação de Emergência (PAE) da Hidrelétrica da empresa - PCH Piracicaba, localizada no bairro Jacuí. Segundo a Prefeitura, o o simulado será iniciado às 10h, terá cerca de uma hora de duração e abrangerá os bairros Centro Industrial e Santa Cruz.
A Prefeitura informa que todos os moradores das ruas envolvidas no trabalho receberam material informativo em suas residências e poderão obter orientações de profissionais da Defesa Civil e da empresa Enemax ao longo da semana em pontos de apoio que serão instalados nos bairros. 
Conforme a administração, o simulado faz parte do processo de adequação do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Usina Hidrelétrica. O trabalho tem caráter preventivo, em atendimento à legislação e fiscalizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A ação segue todas as orientações técnicas da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. “A realização de simulados é um importante trabalho de caráter preventivo que nos permite antever situações de emergência e nos planejar para que tenhamos o menor impacto possível. Este simulado, além de atender ao PAE da hidrelétrica, nos auxiliará a planejar ações nos casos de cheia do rio, que normalmente acontecem todos os anos”, explica Edemir Alves da Silva, coordenador da Defesa Civil de João Monlevade.

Hidrelétrica 
A Hidrelétrica do rio Piracicaba - PCH Piracicaba, foi construída em 1939 para a geração de energia para o abastecimento da Usina de Monlevade e da antiga vila operária. A hidrelétrica, considerada de pequeno porte, possui toda a sua estrutura em concreto, o que a torna segura, além de passar por manutenções preventivas constantes. Atualmente, a hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de parte da energia utilizada nas operações da ArcelorMittal Monlevade.

JORNAL IMPRESSO