Desde 1984
Variedades
11 de Outubro de 2021
Monlevade movimenta setor educacional com I Semana do Conhecimento
Divulgação
O empreendedor, escritor e palestrante Andrea Iorio vai falar sobre Competências da Transformação Digital.

Evento, que promete ser anual, terá palestras, oficinas, mostras e hackathon com premiações. Inscrições já estão abertas pela Internet

 

Entidades educacionais da cidade de João Monlevade movimentam o setor no mês de novembro com a realização da I Semana do Conhecimento, entre os dias 8 e 12. O evento reúne o Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas (Icea) da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg); a Rede de Ensino Doctum; a 24ª Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Nova Era, a Prefeitura Municipal de João Monlevade e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e à Pequena Empresa (Sebrae).

A ideia é colocar os níveis fundamental, médio e superior para compartilhar conhecimentos, experiências, necessidades e inovações, conforme preconiza o slogan do evento: “A educação transforma a cidade”. A Pandemia de Covid 19 não atrapalhou a organização que vem sendo feita desde o início do ano, sob comando o diretor do Icea, professor Thiago Augusto de Oliveira Silva. Segundo ele, a semana do conhecimento é uma iniciativa que tem como objetivo apresentar à sociedade o conhecimento, o debate e os projetos desenvolvidos nas escolas e universidades do município. “Acreditamos que o evento irá fomentar a busca por soluções para os problemas da cidade com o uso do conhecimento científico. Ademais, esperamos incentivar a cultura científica e empreendedora em nossas crianças e jovens”, ressalta o professor.

Todas as atividades serão on line, gratuitas e abertas à comunidade. O site para inscrições é https://www.even3.com.br/1semanadoconhecimentojm

Programação com palestras de peso

A Semana do Conhecimento vai contar com duas palestras de peso. Abrindo o evento no dia 8, às 19h, o empreendedor, escritor e palestrante Andrea Iorio vai falar sobre Competências da Transformação Digital. Iorio, que é italiano e já trabalhou em empresas globais como o Tinder e L’Óreal é autor do best seller “6 Competências da Transformação Digital” e aborda, na sua exposição, temas como inovação com foco no resultado e liderança.

Já o encerramento, no dia 12, será com o professor aposentado da Universidade Federal de Viçosa, Paulo Tadeu Leite Arantes. Ele é um dos mais renomados arquitetos e urbanistas do Brasil e vai falar sobre “Movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz: cultura, colaboração e criatividade como vetores da reinvenção de uma cidade”. Na sua exposição, o professor aborda novos conceitos de cidade, mostrando uma experiência exitosa de como enfrentar os desafios que estes novos tempos impõem.

Além das duas palestras, a I Semana do Conhecimento vai ofertar oficinas. Temas como Comunicação Não Violenta, Elaboração de Currículos, Doação através de Imposto de Renda, Micro Empreendedor Individual, Responsabilidade Social e Apresentações Acessíveis integram o rol de opções. Além disso, haverá mostra de trabalhos da Educação Infantil e dos ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O melhor de cada nível será premiado. Já o Ensino Superior promoverá uma mostra científica.

Vale destacar o 1º Hackathon Monlevade Sustentável, que é uma competição que reúne equipes multidisciplinares com o intuito de, em um curto espaço de tempo, criar soluções inovadoras para um problema em aberto. A disputa, que contará com apoio do Sebrae Minas, Acimon, Departamento de Águas e Esgotos (DAE) e do Sicoob Credimepi, será no formato de maratona, através de uma imersão intensiva em mentoria, participação em oficinas e trabalho em equipe. O tema do Hackathon da I Semana do Conhecimento é “Monlevade inteligente: sustentabilidade e recursos hídricos”. Haverá uma premiação para as três melhores propostas desenvolvidas.

JORNAL IMPRESSO