Desde 1984
Região
07 de Outubro de 2021
Diversas ações marcam o Outubro Rosa em São Gonçalo
Nívia LelesAcomPSGRA
Prédio da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo é um dos locais iluminados para promover o auto cuidado feminino.

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo realiza, desde o dia 1º de outubro, ações da Campanha Outubro Rosa de orientação quanto a prevenção ao câncer de mama. O Executivo coloriu alguns pontos da cidade com a cor rosa como: prédio da Prefeitura, Praça Central e Secretaria de Saúde. Além disso, para lembrar sobre a prevenção, caminhões de lixo que trafegam por toda a cidade também foram plotados com a cor e mensagens lembrando sobre a importância de se prevenir a doença. Ainda todos os setores públicos municipais foram enfeitados e os servidores receberam laços cor de rosa, símbolos do movimento preventivo.

Mas a campanha vai além de iluminar a cidade. É constante o trabalho da Secretaria de Saúde para atender a demanda de atenção à prevenção. O município conta com a presença semanal do médico mastologista e clínico geral, Danilo Costa, que orienta sobre o câncer e todos os cuidados preventivos e o diagnóstico precoce. O médico também participará da campanha preventiva através de vídeos divulgados nas redes sociais da Prefeitura. Neles, o internauta poderá entender um pouco a doença e ter diversas informações sobre o tema.

O mês também contará com a mobilização através da Associação de Assistência Social de São Gonçalo do Rio Abaixo (AASSGRA) que tem toda sua sede enfeitada e conta com uma programação especial para o empoderamento das beneficiárias.

Ações na Câmara

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo também adere a campanha do Outubro Rosa, conscientizando o público externo e interno a respeito da importância do diagnóstico precoce da doença. No dia 19 de outubro, a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues vai realizar uma palestra de conscientização e prevenção ao Câncer de Mama, como parte da campanha interna do Outubro Rosa da Câmara. O vídeo da gravação da apresentação estará disponível no canal do Youtube do Poder Legislativo são-gonçalense. Ao longo do mês, a Câmara fará ainda postagens em suas contas oficiais do Facebook e Instagram com informações sobre o câncer de mama.