Desde 1984
Região
01 de Outubro de 2021
Após Parque do Peti, governo Nozinho cria Parque Ecológico de São Gonçalo
Divulgação
Projeção gráfica de vista terrestre do interior do parque municipal. Área para exposição de arte.

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo encaminhou à Câmara Municipal o Projeto de Lei nº 031/2021, que cria o Parque Ecológico de São Gonçalo do Rio Abaixo. Com a proposta, o Executivo visa implantar uma política pública de viés ecológico e ambiental, já que também tramita no Legislativo outro projeto de lei, o nº 027/2021, referente a criação do Parque Natural Municipal do Peti.
Segundo a administração, as propostas estão entre as metas do governo, que pretende mudar a visão que o mundo tem do município, conhecido apenas pela mineração. A implantação desses dois parques dará uma função social, ecológica e urbanística destinada ao lazer, à recreação e a outros usos que viabilizem sua conservação.
De acordo com a mensagem enviada pelo Executivo, a cidade terá um local de lazer e ecologia; conservação e bem estar para os munícipes e visitantes, que ainda não contam com um local apropriado para visitação. O Parque Ecológico terá área total estimada de 75 ha (hectares). Conforme o Projeto, no local, será implantada toda infraestrutura como: sanitários públicos, trilhas para caminhadas ecológicas, pistas de corrida e caminhada, espaço para exposições culturais e artísticas, dependências para administração e outros equipamentos sociais. O parque deverá contar ainda  com medidas de segurança contra incêndio e também de segurança da integridade física dos transeuntes e visitantes, além de estrutura de monitoramento e vigilância 24 horas.
O município deverá criar parcerias, por meio de convênio, com entidades públicas e privadas, com o objetivo de preservação, controle e manutenção do Parque Municipal, através da instituição de um Conselho Gestor do Parque Municipal. Toda proposta foi embasada em estudos da consultoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), através do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (Igtec).

JORNAL IMPRESSO