Desde 1984
Geral
24 de Setembro de 2021
Coletivos de Monlevade circulam sem catraca dupla
João Vitor Simão
Roleta simples volta aos ônibus

Já começou o processo de remoção das catracas duplas nos ônibus municipais de João Monlevade. Desde a última sexta-feira (17), alguns dos coletivos já circulavam com a roleta simples, que barra apenas as pernas dos passageiros. De acordo com o diretor da empresa, Eduardo Lara, 32 grades que chegavam ao teto já haviam sido suprimidas até a manhã desta quinta-feira (23), faltando 21 para serem desativadas. Segundo Lara, a remoção deve terminar até o fim da próxima semana. 
A retirada das catracas duplas é uma das contrapartidas exigidas para que a Enscon receba o subsídio de R$2,1 milhões oferecido pela Prefeitura. Segundo a empresa, a primeira parcela do subsídio já foi paga. O prazo estabelecido é de 45 dias após a aprovação da ajuda financeira. Outras compensações são a circulação das linhas sociais 42 e 43 aos domingos e feriados, a extensão das linhas 20 e 155 ao condomínio Mirante dos Cristais e da linha 43 ao bairro Nova Monlevade, a manutenção dos empregos na concessionária e a redução das tarifas em dinheiro e cartão magnético em R$0,10. 
A grade completa foi implantada a partir de 2018, como forma de evitar que “espertinhos” saltassem as barreiras para não pagar as passagens. No entanto, o artefato gerava incontáveis críticas, por dificultar o acesso de idosos, obesos, grávidas e pessoas com problemas de locomoção, além de prender bolsas, sacolas e mochilas.

JORNAL IMPRESSO