Desde 1984
Região
24 de Setembro de 2021
Moeda social Facilita beneficia mais de 3 mil pessoas em Itabira
reprodução

A moeda social Facilita foi lançada oficialmente em Itabira na segunda-feira (20). Segundo a Prefeitura, 1.248 famílias, ou 3.425 pessoas, são atendidas nesta primeira fase do Programa. O projeto foi apresentado pelo prefeito Marco Antônio Lage (PSB), pelo vice Marco Antônio Gomes (PL) e pelo secretário municipal de Assistência Social, Elson Alípio Júnior. 
A Facilita foi pensada para atender a até 4.579 famílias itabiranas que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza. Esse quantitativo é o total de inscritos no CadÚnico do Governo Federal, usado para referenciar os programas sociais. Todo o cadastro está sendo revisado e confirmado pelas equipes da Assistência Social.
A moeda social, segundo o prefeito, pode atender até 15 mil pessoas. “Não é uma ação temporária, é uma moeda difinitiva, mas a nossa intenção é que ela não seja necessária no futuro. Queremos que cada vez menos pessoas dependam da transferência de renda na nossa cidade. Precisamos trabalhar junto com todas as secretarias e a sociedade civil para que, uma cidade tão rica como itabira, tenha mais igualdade social”, disse o prefeito durante o seu discurso.
Segundo Marco Antônio, a intenção do governo é promover políticas públicas para combater a desigualdade e gerar renda. “Necessitamos de ações para que essas pessoas saiam dessa situação de vulnerabilidade social. Vamos conseguir isso no futuro com empregabilidade, capacitação, geração de trabalho e distribuição de renda para dar dignidade a essas famílias em nossa cidade”, afirmou.