Desde 1984
Região
10 de Setembro de 2021
Após um mês, São Gonçalo avalia como positivo retorno das aulas presenciais
Nívia LelesAcomPSGRA
Alunos da Educação Infantil se adaptam a protocolos e voltam ao ambiente de aprendizagem

A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Educação, retornou as aulas presenciais da rede municipal de ensino em sistema híbrido há cerca de 30 dias. O balanço desse período foi positivo para a comunidade escolar. Segundo o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos, o Nozinho (PDT), a decisão de retomada das aulas presenciais no sistema híbrido e gradual foi tomada com muita responsabilidade e, felizmente, tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida das crianças e facilitado o aprendizado. 
A secretária de Educação, Lucinda Imaculada de Barcelos Santos, demonstrou satisfação com o retorno positivo da comunidade escolar. Ela explicou que o retorno em sistema híbrido de forma gradual e optativa foi uma decisão muito estudada por uma Comissão composta por integrantes das equipes das secretarias de Educação e Saúde, assessoria de Comunicação, coordenação de Vigilância Sanitária, Procuradoria Jurídica e representantes da Câmara de Vereadores e pais, levando-se em consideração os índices de transmissão da Covid-19 no município, os quais continuam sendo monitorados.  
Ela esclareceu que é preciso seguir rigorosamente os protocolos de biossegurança, cuidar um do outro com o propósito de que, a partir da primeira fase, tenha-se quinze dias de adaptação e acomodação do medo e angústia que remete a todos entre uma fase e outra, ou o próprio recuo ou avanço da Covid-19, para observar e ver como poderá ocorrer as modificações, que serão com o aval da Comissão Ampliada que deferiu pelo retorno em fases.
Para Maria das Graças Carneiro, mãe do aluno da escola Manoel Gonçalves Moreira, Cauã Bernard Carneiro, o filho está empolgado com as aulas. Ela contou que o menino chegou todo entusiasmado contando como foram as horas na escola, que está aprendendo as letras e agora almoça correndo para ir estudar. “Para nós que somos pais é uma satisfação muito grande ver a alegria do filho”, contou.  

OUTRAS TURMAS 

Conforme definição da Comissão de Análise de Volta às Aulas Presenciais, na próxima segunda (13), a Rede de Educação entra na quarta fase de retorno dos alunos do Ensino Fundamental I – dos 3º, 4º e 5º Ano. A quinta fase será dia 27 de setembro, com retorno dos alunos do 6º e 9º Ano. Na sexta fase, em 18 de outubro, retomam os alunos do 7º e 8º Ano. Já a sétima fase, de alunos de 2 e 3 anos, ainda terá uma data definida.
De acordo com informações da Secretaria, nessa fase a criança precisa de um contato físico com os profissionais da educação que ainda estão recebendo a 2ª dose da vacina de Covid-19. Além disso, essa faixa etária não tem indicação para o uso de máscaras, item essencial na prevenção da Covid-19. Então é necessário mais cautela. 
'O município está na Onda Amarela do Minas Consciente do governo do Estado e para mantermos o calendário de retomada das aulas presencias é necessário que a população continue mantendo os cuidados preventivos para evitar a contaminação', informa a Prefeitura em nota.