Desde 1984
Região
03 de Setembro de 2021
Prefeitura informa: São Domingos do Prata vacina quase 100% da população adulta com 1ª dose

A Prefeitura de São Domingos do Prata informa que é uma das primeiras cidades do Médio Piracicaba a vacinar quase a totalidade da população adulta com a primeira dose de vacinas contra a Covid-19. O município concluiu a convocação de todos os adultos e está disponibilizando a vacina para toda a população acima de 18 anos. 
Conforme a administração, foram aplicadas 12.623 doses entre primeiras e doses únicas no município. A Prefeitura parabeniza todos os envolvidos, principalmente, as equipes de saúde, que não mediram esforços para atender com agilidade e eficiência a população.  
Porém, mesmo atingindo esse índice, os cidadãos precisam se conscientizar de que a pandemia ainda não acabou e que é necessário continuar com os cuidados. Embora o avanço da vacinação deva ser comemorado, é de extrema importância que todos continuem com as regras sanitárias de combate ao vírus, mantendo o distanciamento social, a utilização da máscara e a higienização constante, tanto das mãos, quanto dos ambientes e objetos. 

Emoção e homenagens

Para celebrar o marco de quase toda a população adulta estar vacinada em primeira dose, servidores da Saúde, que atuam na linha de frente, com o apoio da Prefeitura e Secretaria de Saúde, organizaram uma carreata do combate à Covid-19. O evento, no dia 26, foi marcado pela emoção. Após a carreata, os participantes, em um ato simbólico, em frente à Igreja Matriz São Domingos de Gusmão, soltaram 28 balões brancos, em memória das 28 vítimas fatais da Covid no município. 
A Prefeitura destaca que a primeira etapa foi vencida com sucesso e, agora, com muita disposição, a meta é concluir a segunda etapa. A população pratiana, que atendeu aos chamados e se vacinou, está de parabéns. A Prefeitura também é solidária com todos os que perderam algum ente querido pela Covid-19. O vírus ainda não acabou, por isso é importante continar se protegendo, usando a máscara, o álcool 70% e fazendo o distanciamento social. Para tanto, a Prefeitura de São Domingos do Prata, através da Secretaria Municipal de Saúde, está junto da população nesta batalha. 

Segunda dose

Agora, o município espera vacinar também de forma eficiente e rápida, a população em segunda dose. O envio das doses depende do Governo Federal e a Secretaria de Saúde pede para a população ficar atenta aos comunicados. Até a última semana, 5.346 pessoas foram vacinadas em segunda dose na cidade. 
Conforme os fabricantes das vacinas, aqueles que tomaram a primeira dose de Coronavac há pelos 28 dias devem retornar aos postos para completar a imunização. Já os que tomaram doses da AstraZeneca e Pfizer, precisam aguardar 84 dias para tomarem a segunda vacina. Todos só estarão totalmente imunizados após a 2ª dose da vacina. Enquanto isso, é preciso continuar com os cuidados necessários.