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Região
03 de Setembro de 2021
Itabira lança app para ouvir o cidadão
AcomPMI
Secretária de Planejamento, prefeito e assessor de Programas e Metas apresentam Colab: canal de comunicação para apontar dificuldades encontradas na cidade

Com a proposta de criar um relacionamento direto com o cidadão, a Prefeitura de Itabira lançou na terça-feira (31) o aplicativo de gestão colaborativa Colab. A ferramenta é um canal de comunicação para apontar dificuldades encontradas na cidade, além de ser uma oportunidade para que os cidadãos encaminhem à administração pública sugestões para o futuro de Itabira.
O aplicativo Colab possibilita que a própria população realize postagens dentro da plataforma sobre as necessidades encontradas no dia-a-dia, ou seja, é uma rede social para a cidadania capaz de dar voz aos cidadãos. Itabira é uma das 150 cidades do Brasil que aderiu à ferramenta de gestão participativa, como o município mineiro de Juiz de Fora, Teresina, no Piauí, Santo André, em São Paulo, Mesquita, no Rio de Janeiro, além do Governo do Rio Grande do Sul.
Dessa forma, o aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android e iOS, além de estar disponível também pela internet. Entre as categorias pré-definidas para o envio de posts dos cidadãos, estão temas como entulho na calçada ou na rua, buracos nas vias, iluminação pública, esgoto a céu aberto, poda e retirada de árvore, maus tratos a animais, semáforo quebrado e bueiro entupido ou sem tampa, entre diversos outros.
De acordo com o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), o aplicativo é um importante avanço para consolidar a comunicação entre a população e o serviço público. Segundo ele, o Colab é o lugar onde o cidadão fala e a Prefeitura escuta, trazendo a tecnologia como ferramenta para melhorar a democracia. “A Prefeitura de Itabira continua inovando também no relacionamento com o cidadão itabirano. O Colab vai permitir ao cidadão se relacionar e se dirigir a todos os órgãos, departamentos e secretarias da Prefeitura. Nós queremos o itabirano dentro da Prefeitura nos ajudando a governar essa cidade”, declarou.
O assessor de Programas e Metas, Gabriel Quintão, destacou a relevância do aplicativo para mudar a vida das pessoas, uma vez que demandas poderão ser atendidas de forma rápida e pontual. 'Solicitações que podem parecer simples, comuns no dia-a-dia, mas que precisam ser resolvidas para manter a qualidade de vida do cidadão. Isso sim é transformar a vida das pessoas, é dar dignidade', afirmou o assessor. 

Consulta

A primeira ação realizada pela Prefeitura de Itabira no aplicativo é ouvir o cidadão a respeito de onde e como serão utilizados os recursos públicos durante o governo da atual administração. Para isso, a Secretaria de Planejamento e Gestão disponibilizou uma Consulta Pública para validar o Plano Plurianual (PPA).
O documento reúne as prioridades do governo nos próximos quatro anos. Nele constam as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelos governos Federal, Estadual ou Municipal. A elaboração do PPA é uma forma de dar transparência à destinação dos recursos públicos. 
Para a secretária de Planejamento e Gestão, Patrícia Guerra, o objetivo maior é  trazer o cidadão para próximo da gestão. Ela destaca que no dia 9 de setembro haverá uma audiência pública para apresentar o PPA. “Nós inovamos ao fazer uma consulta pública digital. Ou seja, chegamos na audiência pública já sabendo o que o cidadão espera da gente”, completou. Os cidadãos podem participar da consulta pública acessando o PPA no aplicativo.