Desde 1984
Região
03 de Setembro de 2021
Câmara divulga edital para vagas do Aprendiz Legal

Jovens são-gonçalenses de até 24 anos e estudantes do Ensino Médio podem se inscrever

 

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo publicou, na quarta-feira (1), o edital para o processo seletivo do Aprendiz Legal: projeto que dá oportunidade aos jovens de terem a sua primeira experiência no mercado de trabalho. As inscrições, segundo a Câmara, começam no dia 13 de setembro e se encerram em 15 de outubro. Para se inscrever, basta procurar a Escola do Legislativo Isabel Rodrigues, na Sede do Legislativo. 
Para o presidente da Câmara, vereador Diego José Ribeiro (PDT), trata-se de uma iniciativa fundamental para a valorização dos jovens são-gonçalenses. “Sabemos que o mercado de trabalho tem sido cada vez mais exigente, e já ter alguma experiência para ingressá-lo é tido como essencial. Por isso, a Casa do Legislativo segue com o programa do Aprendiz Legal, que além de qualificar profissionalmente os nossos jovens, combate a evasão escolar e o trabalho infantil”, declarou.
O projeto oferece até quatro vagas com pagamento mensal de R$589,12. Outros benefícios são vale transporte, 13º salário e FGTS. O contrato tem a duração de 12 meses e com uma jornada de trabalho de aprendizagem de 20 horas semanais. O Jovem Aprendiz realizará as atividades laborais dentro da Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo, de segunda a sexta-feira, alocados nos setores administrativos.
Para se inscrever, o jovem deve cumprir os seguintes requisitos: ter até 24 anos e cursar o Ensino Médio em escola pública no município de São Gonçalo do Rio Abaixo; possuir RG e CPF; comprovar ser domiciliado na cidade e não possuir vínculo empregatício ou de prestação de serviço. Além disso, os alunos aprovados no processo seletivo deverão comprovar que estão aptos a cursar o 3º ano do Ensino Médio em escola pública do município de São Gonçalo do Rio Abaixo no ano de 2022, através de comprovante de matrícula. Estudantes matriculados no EJA (Educação de Jovens e Adultos) podem também se inscrever. 
O processo seletivo consiste em uma prova escrita de 3 horas de duração, que será realizada no dia 7 de novembro, com questões sobre a Lei Orgânica Municipal, o Regimento Interno, o livro “150 termos para Entender Política”, e acerca do funcionamento dos três poderes existentes no Brasil. Serão cobrados ainda fatos e notícias nacionais sobre política brasileira que foram veiculados nos últimos 6 meses nos meios de comunicação. No dia da prova, será obrigatória a apresentação do documento de identidade com foto (RG). Mais informações podem ser obtidas também pelo telefone (31) 3833-5202. O edital completo está disponível no site, www.camarasaogoncalo.mg.gov.br/aprendizlegal2022