Desde 1984
Região
02 de Setembro de 2021
Amepi celebra 36 anos de conquistas, desenvolvimento e integração regional
Divulgação

A Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi), celebra nesta quinta-feira (2), 36 anos de fundação, em um momento em que a gestão da entidade comemora diversas ações em defesa dos municípios. São mais de três décadas e meia dedicadas ao desenvolvimento e à integração regional. A entidade é uma das mais completas de Minas Gerais por promover ações que fortalecem a região.

O deputado estadual Tito Torres (PSDB) falou sobre a importância da Associação e o impacto causado nas cidades: 'A Amepi sempre foi um parceiro importante na busca de recursos para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos do Médio Piracicaba. Um parceiro que nos auxilia na definição de prioridades e na condução de iniciativas voltadas para o desenvolvimento social e econômico dos municípios associados. É uma entidade que merece o nosso reconhecimento  pelo associativismo que promove, pelo seu trabalho para fortalecer o Médio Piracicaba e proporcionar impactos positivos na vida das comunidades e moradores da região'. 

A Amepi, hoje, se apresenta como uma entidade forte e atuante, buscando soluções para as cidades associadas, também em outras esferas. Com a atual diretoria, comandada pelo presidente e prefeito de São Domingos do Prata, Fernando Rolla, a entidade se consolida como suporte aos municípios na luta por seus interesses, junto à Associação Mineira de Municípios (AMM), Confederação Nacional de Municípios (CNM), governo do Estado, Senado, Câmara e Governo Federal.

Em 2021, a Amepi diversifica a prestação de seus serviços, através da implantação de Câmaras Técnicas temáticas. O objetivo é aproximar os municípios e ampliar as discussões dos interesses regionais na busca por soluções sustentáveis e desenvolvimento regional, nas áreas de Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Jurídica e Relações Institucionais, Mineração e Desenvolvimento Sustentável, Gestão Ambiental e Esportes. Além das Câmaras, muitas inovações estão previstas para breve, trazendo mais versatilidade aos serviços prestados.

Uma das conquistas dos últimos anos foi a criação do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba (Consmepi). Através dele, a população das cidades associadas é beneficiada com uma série de serviços: manutenção e expansão da rede de iluminação pública, serviço de inspeção municipal de produtos de origem animal (SIM), compras e contratações compartilhadas, otimização de serviços públicos, promoção de melhoria do meio ambiente, esterilização de animais domésticos de pequeno porte (castramóvel) e  desenvolvimento econômico.

Amepi

Fundada em 2 de setembro de 1985 com a proposta de ampliar e fortalecer a capacidade administrativa, econômica e social dos municípios, a entidade nasceu  da união dos prefeitos da região sob a liderança do então prefeito de João Monlevade, Germin Loureiro. A atual sede foi construída em terreno de 16.500 m², doado pela prefeitura de Monlevade, e inaugurado em 1988.

A Amepi é uma entidade civil de duração indeterminada que presta assistência técnica e promove o estabelecimento da cooperação intermunicipal e intergovernamental entre as cidades associadas.

Serviços de engenharia, cursos de capacitação, assessoria nas mais diversas áreas e permanente fórum de debates sobre as questões municipais e regionais, fazem da Amepi referência para outras microrregiões do Estado. A Amepi contou com grandes gestores, ao longo de sua história e é fruto do trabalho coletivo para transformar e qualificar a gestão pública no Médio Piracicaba.

O presidente da Amepi, Fernando Rolla comanda a entidade pela terceira vez. Ele se destaca como grande liderança regional em defesa do municipalismo, da integração e do desenvolvimento regional.  Em sua gestão atual, a Amepi iniciou  um grande movimento de reintegração política, de ações conjuntas e troca de experiências e retoma seu protagonismo frente às demandas dos municípios da região.