Desde 1984
Região
31 de Julho de 2021
Zema inaugura estação de esgoto em São José do Goiabal e promete investimentos na região
Erivelton Braz

O governador Romeu Zema (Novo) inaugurou na tarde de sexta-feira (29) o novo sistema de esgotamento sanitário em São José do Goiabal. Agora, 100% dos resíduos produzidos na cidade são adequadamente tratados, quando antes eram despejados diretamente no rio Doce, poluindo-o. 

Segundo o prefeito, José Roberto Gariff, o Beto (PSB), o município não gastou um único centavo com a obra, construída com recursos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e da Fundação Renova, como parte da compensação pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, em novembro de 2015. 

Aos jornalistas, o governador disse que, com os recursos advindos do acordo com a Vale, será possível realizar obras no Médio Piracicaba, como reparos em rodovias estaduais, hospitais regionais e unidades básicas de saúde.

 Como exemplo, Romeu Zema citou a conclusão do asfaltamento da LMG-760, que liga Marliéria à BR-262 passando por  São José do Goiabal. 

O chefe do Executivo estadual disse que visitou São José do Goiabal pela primeira vez, e afirmou ter gostado da cidade 'porque ela está muito bem cuidada'. 

Já o prefeito Beto assinalou que Zema  foi o primeiro governador a vir ao município a trabalho. Segundo o prefeito goiabalense, a nova estação de tratamento representa o cuidado com a higiene e a saúde dos cidadãos, além do meio ambiente do Goiabal.

Prestígio

Na solenidade, ocorrida no estádio municipal da cidade, participaram representantes políticos de vários municípios do estado, além de lideranças diversas.

 Do Médio Piracicaba, além de Gariff, vieram Maurosan (MDB), prefeito de Alvinópolis; 'Nando de Chiquito' (MDB), prefeito de Dionísio; Fernando Rolla (Avante), prefeito de São Domingos do Prata e presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi); e Éder Elói de Pena (PSD), prefeito de Sem-Peixe. Também compareceram os deputados estaduais Tito Torres (PSDB) e Celinho do Sintrocell (PCdoB); o deputado federal Hercílio Coelho Diniz (MDB), e o presidente da Funasa, coronel Geovane Gomes, além de vereadores, secretários e representantes de dezenas de municípios da Zona da Mata, do Vale do Aço e do Vale do Rio Doce.

Discursos

Em sua fala, o prefeito Beto não escondeu a emoção de receber o governador e tantos políticos de renome, além da comunidade que estava presente. Ele falou do  'momento histórico' para o município, ao  entregar uma obra 'tão importante para a saúde pública'.

O deputado Tito Torres agradeceu ao governador por estar na região e  o convidou para visitar outras cidades do Médio Piracicaba. O parlamentar  também destacou o empenho do prefeito no trabalho  pelo município.

O presidente da Amepi, Fernando Rolla, falou ao A Notícia que a região também ganha, com a presença do governador de Minas, porque ele pode conhecer demandas e parabenizou o prefeito Beto por concluir a obra. 'Começar obra é fácil, mas entregar 100% dela mostra compromisso e empenho', afirmou. 

Vacina
Antes de decolar para Belo Horizonte, Romeu Zema também disse ao A Notícia que planeja vacinar a população mineira com 18 anos ou mais contra a Covid-19 até o fim de setembro, e que, se as autoridades federais permitirem, iniciará a imununização de menores de idade o quanto antes.

Erivelton Braz
Erivelton Braz