Desde 1984
Região
23 de Julho de 2021
São Gonçalo implanta projeto de aceleração de Cidades Inteligentes

São Gonçalo do Rio Abaixo aposta em um programa para se consolidar como cidade inteligente. Nesta semana, o prefeito Raimundo Nonato Barcelos, o Nozinho (PDT), o vice-prefeito Leandro Amora, o Léo Amora (PSB), e o secretariado municipal participaram de uma reunião online com a consultora em aceleração de Cidades Inteligentes e presidente do Instituto de Gestão Territorial e Geotecnologias (IGTECH), Grazi Carvalho.
A reunião teve por objetivo realizar o alinhamento do Plano Plurianual (PPA), para colocar São Gonçalo do Rio Abaixo no caminho das Cidades Humanas, Eficientes, Sustentáveis e Inteligentes. Durante a conversa, a consultora apresentou o método CHESI, uma oficina de aproximadamente 16 horas de aceleração de Cidades Inteligentes.
A oficina tem como objetivo a definição da “Cidade que temos” e da “Cidade que queremos” para apoio na elaboração do Planejamento Estratégico Municipal, seja através do Plano de Governo, Plano Plurianual, ou Plano Diretor Municipal. Segundo a Prefeitura, através do mapeamento de aproximadamente 16 indicadores para cada uma das quatro rodas CHESI, irá realizar o alinhamento entre os interesses e expectativas dos quatro agentes da inovação. 
Para a correta implementação das Rodas CHESI e diagnóstico da “Cidade que temos” e da “Cidade que queremos”, o grupo participante da oficina deve ser diverso, com representantes dos quatro agentes da Inovação, sejam da área urbana, sejam da área rural. Em São Gonçalo do Rio Abaixo, além do prefeito e vice-prefeito, serão convidados a participar das oficinas os vereadores, servidores municipais, representantes da indústria e comércio, professores da educação infantil, jovens, adultos e universitários, além e lideranças comunitárias e conselheiros municipais. Ao todo participarão da oficina, 40 pessoas.
De acordo com a consultora Grazi Carvalho, essa ação é muito importante pois definirá as prioridades do município que entrarão no Plano Plurianual. “É extremamente importante o que está sendo feito e também de forma muito inovadora. O Nozinho está trazendo pela primeira vez na história de São Gonçalo do Rio Abaixo, uma oficina de participação popular para definir as prioridades do PPA desta gestão. Temos aplicado essa oficina em alguns lugares no Brasil e, realmente, o município vai ganhar muito com isso”, ressaltou.