Desde 1984
Região
11 de Junho de 2021
São Gonçalo realiza mutirão de combate ao Aedes aegypti
Nívia MartinsACOMPMSGRA
Produto desinfetante está sendo jogado nos quintais e ruas da cidade para evitar a proliferação do mosquito

Mosquito é  transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

 

A Secretaria Municipal de Saúde de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Vigilância em Saúde (Visa), inicia nesta sexta-feira (11) mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Durante o mutirão, a equipe de agentes coletará resíduos capazes de reter água. O material deve ser acondicionado e colocado pelos moradores na calçada em frente ao imóvel que moram para ser recolhido pelo caminhão. O primeiro bairro será o Guanabara de 11h às 15h. Na segunda-feira, 14, o mutirão continua, dessa vez no bairro Vale do Sol, no horário de 8h30 às 16h.  
Os itens coletados serão: pneus, latas, potes, garrafas, plásticos, lonas, papel, papelão, tanques, tambores ou qualquer outro recipiente que acumule água. Vale ressaltar que não serão coletados: terra, entulhos de construção, galhos de árvores, folhas, restos de grama, tábuas e madeiras em geral e móveis velhos.

Bairros

Os bairros escolhidos para o mutirão são os que apresentam maior incidência de focos. Para a responsável pela Visa, Elaine Cristina Gonçalves Fagundes, a participação da população é de grande importância, pois 80% a 90% dos focos estão nos quintais das residências. Ela informou que as equipes epidemiológicas estão desenvolvendo várias ações para bloqueio da transmissão há algumas semanas: como vistoria em caixas d’água, quintais das residências e áreas de empresas como mecânicas e oficinas em toda a cidade e retornando de semana em semana para nova desinfecção.