Desde 1984
Geral
10 de Junho de 2021
Justiça autoriza início das aulas presenciais na rede estadual mineira

As aulas presenciais na rede estadual de ensino já têm data para voltar. Nesta quinta-feira (10), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) autorizou a Secretaria de Estado da Educação a retomar, gradativamente, as atividades presenciais. Na próxima segunda-feira (14), os professores voltam a trabalhar, enquanto que o retorno dos estudantes, está previsto para começar na semana seguinte.

O regresso começará pela primeira etapa do Ensino Fundamental, com as crianças do 1º ao 5º ano. Inicialmente, será utilizado um modelo híbrido para o ensino. De acordo com o Governo estadual, as aulas com presença física dos alunos serão realizadas nos municípios englobados nas ondas verde e amarela do programa Minas Consciente, onde as Prefeituras não apresentarem objeções.

 Os pais podem escolher se permitem ou não que seus filhos voltem aos bancos da escola. Um protocolo especial de higiene e distanciamento está sendo preparado. O Plano de Estudos Tutorados (PET) continuará sendo utilizado. Segundo o governo de Minas Gerais, 73% das escolas estaduais responderam a uma lista de exigências e estão aptas a dar a largada no regresso às aulas presenciais.

Rede municipal sem data

Em Monlevade, não há informações sobre o retorno das aulas na rede municipal de ensino. A Secretaria Municipal de Educação promove, na próxima segunda-feira (14), às 18h, por meio do canal do Youtube da Prefeitura de João Monlevade, um debate sobre a pandemia da Covid-19 no contexto escolar e nas emoções.

Com o tema “Por Uma Educação mais Humanizada”, o debate vai contar com a presença do professor e diretor da Escola Municipal Cônego José Higino de Freitas, Fabrício Nereu Brandão, que abordará sobre os reflexos da pandemia no contexto escolar. Também estará presente nesta transmissão a psicóloga Vlazimeire Cristina Lopes Carvalho, que vai falar sobre sentimentos e emoções vividos na pandemia.

JORNAL IMPRESSO