Desde 1984
Região
04 de Junho de 2021
Governo endurece regras contra a Covid e atinge quatro municípios da região

Estado anunciou o endurecimento da onda vermelha em cinco macrorregiões mineiras

Quatro municípios do Médio Piracicaba terão de adotar regras mais duras para enfrentamento do coronavírus: Alvinópolis, Dom Silvério, São José do Goiabal e Sem-Peixe estão na macrorregião Leste do Sul, que foi considerada nesta quinta-feira (3), com uma situação epidemiológica e assistencial desfavoráveis pelo comitê do programa Minas Consciente. 

Essa região já estava na onda vermelha do plano estadual, e agora passa por uma etapa ainda mais restritiva. Dessa forma, esses municípios terão de suspender as atividades de academias, clubes, salões de beleza, eventos e atrativos culturais ou naturais. 

Conforme as determinações, a alimentação no interior de bares e restaurantes fica proibida depois das 19h, quando será permitida apenas a entrega domiciliar. 

Na tarde desta sexta-feira (4), a Prefeitura de Dom Silvério publicou um decreto, regulamentando a operação do comércio e mantendo o toque de recolher. 

Metodologia

De acordo com o governo estadual, “a classificação de uma macrorregião nestes cenários é feita a partir de metodologia proposta pela Sala de Situação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em que os territórios em onda vermelha passam por análise ainda mais minuciosa dos indicadores Incidência e Espera por Atendimento, para identificar as tendências de piora na transmissão da doença e na ocupação de leitos e possíveis filas”.

'Esta gradação dentro da onda vermelha é importante, pois estamos em um momento heterogêneo da pandemia no estado, com cenários diferentes, porém críticos. Dentro destas diferenças, ressaltamos a necessidade de medidas mais restritivas, ainda, para evitar o estresse do sistema de saúde”, explicou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.


Segundo ele, o momento ainda é de incidência alta da covid-19 no estado.