Desde 1984
Geral
30 de Abril de 2021
Márcio Passos em crônicas, histórias e opiniões
Reprodução
Márcio Passos lança livro em comemoração aos seus 70 anos

O jornalista e fundador do Jornal A Notícia, Márcio Passos, lançou, nesta semana, o livro “Muito Antes Pelo Contrário”. A coletânea reúne, conforme o subtítulo, “crônicas, histórias e opiniões de um cronista de jornal”, escritas ao longo de mais de 50 anos como profissional de comunicação e consultor de marketing.
Os textos bem humorados trazem um olhar atento do autor para questões do cotidiano e mostram o que ele viu da vida. Jornalista autodidata desde os 18 anos, aos 70 anos, Márcio Passos transmite de forma leve as experiências de quem viveu e vive, observando e registrando fatos. Ele vai buscar nas experiências próprias ou histórias que lhes chegaram aos ouvidos, a inspiração para compor seu repertório.
Apesar de veterano das letras e após ter redigido centenas de crônicas, artigos e reportagens, essa é a estreia de Márcio Passos em livro como cronista, lançado mês e meio após completar sete décadas, em fevereiro deste ano. “Há cinco anos venho me dedicando à seleção de meus textos dos últimos trinta anos para, enfim, publicar uma coletânea para comemorar meus 70 anos de vida. Agora, convido-os a curtirem a leitura de textos bem mineiros que a vida me permitiu escrever”, afirma o autor. 
Para Márcio Passos, o livro representa a oportunidade de chegar aos 70 anos, publicando os textos que mais gostou de ter escrito. “Tinham mais de 300 textos, mas escolhi 155, num livro de 300 páginas. São crônicas e histórias bem mineiras, casos e causos que presenciei ou que me contaram”, afirma. Para ele, a publicação tem um gosto de superação. “Eu vinha projetando, adiando. Após sobreviver à Covid, senti o chamado e vi que não poderia adiar mais”, afirma. 
Márcio fala da sensação de reler os textos, muitos publicados há décadas e o que os leitores vão encontrar. “É a mineirice na mais pura realidade. Coisas simples, curiosas. São textos que nos fazem rir, que emocionam. É um livro de crônicas rápidas, que pode ser lido de frente para trás, de trás para frente. Estou emocionado, por que é algo que queria há muito tempo e tenho tido bom retorno de quem está lendo”, diz. 
“Muito Antes Pelo Contrário” conta com prefácio e apresentação dos professores e jornalistas Erivelton Braz e Breno Eustáquio, que começaram juntos no jornalismo, guiados pelas mãos de Márcio Passos. A revisão é da filha de Márcio, a jornalista e diretora do A Notícia, Maria Cecília Passos, e o projeto gráfico de Thaís Dias, ex-funcionária do jornal. 
 O livro custa R$39,00 e pode ser encontrado e encomendado nas livrarias: República Literária, em João Monlevade; Leitura, em Itabira e Loja Criativa (Galeria) em São Gonçalo do Rio Abaixo.