O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) voltou atrás mais uma vez e agora diz que quer ser candidato a governador de Minas Gerais. Em um discurso pronunciado na manhã desta terça-feira (4), o senador afirmou que recebeu o apoio da família para disputar o governo estadual, e prometeu defender classes como os policiais militares, os caminhoneiros, os professores, a enfermagem e todos os trabalhadores.

Ele ainda afirmou que valorizará os representantes nos poderes Executivo e Legislativo, e ao comentar sobre mais um passo dado atrás, disse: “Quem nunca foi e voltou? Quem nunca fez um equívoco? Quem nunca errou que levante a mão!”. Todavia, a direção nacional do Republicanos já afirmou que não encaminhará a candidatura do senador, que ainda possui mais quatro anos de mandato na câmara alta do Congresso Nacional.

Desde o início de 2026, Cleitinho vem adiando a sua decisão sobre a candidatura ao governo de Minas Gerais. Em sua convenção estadual, o partido optou por não lançar a candidatura do senador, mas ele veio a público e protestou, colocando-se como postulante ao Palácio da Liberdade. Na ocasião, o prazo legal para mudança de partido já se havia esgotado.

Nessa segunda-feira (3), ele gravou um vídeo ao lado do presidente estadual do Republicanos, o deputado federal Euclydes Pettersen, e do presidente nacional da legenda, o também deputado federal Marcos Pereira. Na gravação, o senador por Minas Gerais demonstra estar muito abalado emocionalmente e chora, relembrando o luto vivido pela família em função da morte de seu irmão, Matheus Azevedo, de 30 anos, ocorrido no último dia 18 de julho em decorrência de uma leucemia.