A Vigilância em Saúde (Visa) apura como frascos com sangue foram descartados de forma irregular em um jardim de um hotel na avenida Getúlio Vargas, no bairro Metalúrgico em João Monlevade. A Prefeitura de João Monlevade informou que “o material encontrado não é oriundo do Laboratório Municipal, e que todo material do seu laboratório é recolhido e descartado de forma adequada, seguindo as normas da Visa”.
Fotos dos materiais estão sendo divulgadas nas redes sociais e provocaram espanto nesta sexta-feira (14). A imagem mostra os frascos, já etiquetados e preenchidos, deixados num canteiro de plantas próximo à calçada. Imediatamente, internautas passaram a questionar a responsabilidade pelo material, que pode ser contaminante e demanda manejo especializado e cuidadoso.
A Secretaria também informa que a coleta do material do laboratório municipal é feita através de empresa terceirizada para o serviço. Mesmo assim, o Executivo informou que esteve no local e recolheu os frascos, e que a Visa apura as circunstâncias do descarte.